terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aprendizagem na Vida Adulta


A aprendizagem ocorre ao longo da nossa vida. É um processo que nos permite adquirir algo novo a qualquer idade. Desde o nascimento já somos incentivados a aprender. A aprendizagem resulta da relação com o outro.
Sendo assim os adultos trazem consigo toda uma bagagem de experiências que na hora de acrescentar novos aprendizados aproveitam as que já tem acrescentando mais e mais. Cada indivíduo tem características próprias de aprendizagem e na relação professor/aluno-adulto é importante que o professor conheça tais características para que se tenha um bom aproveitamento neste aprendizado e também haja o desejo de aprender como sendo as inquietações que adultos e crianças sentem em diversos momentos da vida, resultantes em questionamentos que contribuem significativamente para a construção de seu saber, de seu conhecimento humano pessoal e social.
Segundo Jean Piaget, as crianças constroem o conhecimento a partir de suas ações exploratórias sobre o meio ambiente, ocorrendo então o desenvolvimento cognitivo. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com o objeto.
Para Piaget o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos que decorrem desde o nascimento até mais ou menos 16 anos.
O construtivismo, mediação entre o sujeito e o objeto deve ser entendido como um processo em construção do conhecimento, onde o professor e o aluno descobrem juntos que podem recriar ou reconstruir.
O professor hoje, não é mais o detentor do conhecimento. O trabalho em conjunto, cooperativo vem de encontro com as necessidades dos alunos na busca da construção do conhecimento e o professor entra como mediador/orientador. Quando mais o aluno interage mais desenvolve o conhecimento.
Cabe a nós, professores transformar a vivencia dos alunos em aprendizagem. Para que isso aconteça devemos: conhecer, desafiar e entender que a aprendizagem é um processo onde o professor e alunos criam situações que possam desencadear autonomia.A relação professor/aluno deve ser de muito afeto onde o amor, respeito e a confiança entre ambos devem ser recíprocos. Um transfere suas emoções para o outro refletindo assim na aprendizagem escolar.

Um comentário:

Paulo disse...

Prezada colega, muito obrigado pela visita ao portfólio. Receba meus cumprimentos pelo seu próprio trabalho.
Um abraço.
Paulo Medeiros (Pólo de Gravataí)