quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Gestão Democrática da Educação

A perspectiva democrática se dá através da participação, isto é, quando todos os segmentos caminharem juntos na luta por uma escola igualitária para todos.
A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que produzam mudanças e inovações na organização da escola. Mudanças estas para melhorá-la e aperfeiçoá-la.


“Participar significa que todos podem contribuir com igualdade de oportunidades, nos processos de formação discursiva da vontade”. Explicam: “participar consiste em ajudar a construir comunicativamente o consenso quanto a um plano de ação coletiva”. (GUTIERREZ E CATANI, in: FERREIRA, 2000, p.62).

Podemos dizer que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve estar vinculado à melhoria da escola. Por isso a escola não pode ser propriedade de alguns, mas deve incluir toda a comunidade educativa no planejamento de suas metas de melhoria.
A aprovação da LDB e a revisão das Políticas Educacionais foram uns dos principais marcos legais deste processo na vida escolar.
A escola não poderia ficar parada no tempo sem planejar atividades bem definidas numa constante reformulação e avaliação. O PPP deve ser planejado com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

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