terça-feira, 7 de outubro de 2008

Organização do Ensino Fundamental


Concepções Normas de Currículo e de Avaliação


A Lei de diretrizes e bases da educação nacional, 9394/96 prevê que os estabelecimentos de ensino – respeitadas as normas comuns e as de seus sistemas de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Esta contará com a participação dos profissionais da educação, que deverão ainda definir e cumprir plano de trabalho para concretizá-lo.
Cada proposta e o projeto pedagógico retratam a identidade da escola.
A educação deve ser vista como um todo, e não deve haver distinção entre as maneiras de ensino o ensino e a aprendizagem devem ter como foco principal, o crescimento e o desenvolvimento do aluno.
Com base na leitura do texto: Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem, o currículo é o coração da escola. Porém posso afirmar ainda que o currículo seja o espelho da escola.
Através dele podemos ver tudo o que é desenvolvido na escola, refletindo diretamente no aluno.
Infelizmente, em muitas escolas as normas relacionadas com avaliação não acompanham o ritmo de trabalho do corpo docente. Com isso quero dizer que no papel está uma coisa e na muito prática é outra. É importante a participação de todos os segmentos quando a elaboração do Projeto (PPP), que é o documento de extrema importância para o funcionamento da escola e tem como objetivo guiar e dar base ao professor para que ele exerça da melhor maneira a sua função. Na escola onde eu trabalho vejo a necessidade de mudança na elaboração do PPP, pois conforme (VEIGA, 2005), O PPP está sempre em construção, tem dia certo para iniciar, mas não para acabar

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