sábado, 6 de setembro de 2008

Organização da Escola


Gestão Democrática

A perspectiva democrática se dá através da participação, isto é, quando todos os segmentos caminharem juntos na luta por uma escola igualitária para todos.
A construção da gestão democrática, o planejamento participativo é instituído como instrumento, ferramenta possibilitadora de exercício, vivência da prática democrática, implicando já, em primeira instância, em compromisso, responsabilidade, autonomia e distribuição de poder.
A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que produzam mudanças e inovações na organização da escola. Mudanças estas para melhorá-la e aperfeiçoá-la.

“Participar significa que todos podem contribuir com igualdade de oportunidades, nos processos de formação discursiva da vontade”. Explicam: “participar consiste em ajudar a construir comunicativamente o consenso quanto a um plano de ação coletiva”. (GUTIERREZ E CATANI, in: FERREIRA, 2000, p.62).

Podemos dizer que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve estar vinculado à melhoria da escola. Por isso a escola não pode ser propriedade de alguns, mas deve incluir toda a comunidade educativa no planejamento de suas metas de melhoria.

“A principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o projeto político-pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.” (VEIGA, 2000, p. 81).

A aprovação da LDB e a revisão das Políticas Educacionais foram uns dos principais marcos legais deste processo na vida escolar.

A escola não poderia ficar parada no tempo sem planejar atividades bem definidas numa constante reformulação e avaliação. O PPP deve ser planejado com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Nenhum comentário: