sexta-feira, 2 de abril de 2010

Rumo a uma arquitetura pedagógica








Com o Projeto Páscoa, tivemos oportunidade de aprender mais. Com a pergunta "Onde o coelho vive e o que ele come?" Percebi que vários alunos ficaram interessados na resposta. . Então pedi para que pesquisassem em casa. A maioria veio com uma resposta. Um deles veio com a pesquisa da internet. Outro tem um coelho e já sabia o que ele comia. Fiquei surpresa com o interesse de alguns e pensei: isso já é uma arquitetura pedagógica, pois mesmo pequenos posso adaptar de acordo com o interesse deles. Sei que não posso fazer projetos longos, pois no dia-a-dia trabalho com várias atividades, as quais devem ser curtas e bem variadas. Porém com a experiência que tenho e conforme "Piaget":
As crianças constroem o conhecimento a partir de suas ações exploratórias sobre o meio ambiente. Então é preciso trabalhar muito com o concreto e com o contato visual. Para isso vou começar a usar a tecnologia disponível na escola que são 17 computadores que foram instalados recentemente. O laboratório é bem equipado e cabe a mim explorar e me interar para ver o que posso utilizar com eles. Ao longo do PEAD foram experiências que adquiri para poder mudar a minha prática pedagógica. Dar a resposta sempre pronta é um vício que adquirimos, mas que aos poucos podemos mudar e vejo que há bastante interesse por parte dos alunos em poder pesquisar e procurar e com isso vão adquirindo autonomia.



Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna!! Por esses teus registros pode-se perceber uma vontade de fazer diferente e uma leitura crítica sobre a tua prática. Abraços!!