quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Aspectos positivos da Pedagogia por Projetos
O trabalho pedagógico é coletivo favorecendo a integração entre o grupo que seleciona o que quer aprender e a prática docente é baseada na liberdade do aluno onde o professor deve usar procedimentos que façam o mesmo raciocinar e elaborar as próprias certezas e os próprios conhecimentos diante de questões que os levem a pensar criando estratégias para a resolução das dúvidas, portanto o diálogo é importantíssimo. É o aluno que vai em busca da coleta de materiais necessários para esclarecer suas certezas. A avaliação do trabalho é constante e consiste também na auto-avaliação. De acordo com o andamento do trabalho outras questões vão surgindo e o processo de tomada de decisões é sempre em conjunto tornando as aprendizagens mais significativas.
O método é baseado nas idéias de John Dewey onde afirma que o conhecimento é construído de consensos que por sua vez resulta de discussões coletivas e o que o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências.
Marcadores:
didática,
Pedagogia de projetos...,
planejamento e avaliação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Berna, quais as semelhanças e diferenças percebes entre o trabalho por projetos que mencionas nessa postagem e os projetos de aprendizagem? Abração!!
Postar um comentário