terça-feira, 20 de outubro de 2009

Narrativa Infantil



A criança ao narrar uma história quase sempre mistura a ficção com a realidade e segundo Maria Virgínia o adulto não deve questionar se o que ela está contando é verdade ou invenção, mas sim embarcar na aventura e pedir mais detalhes.

As crianças devem ser estimuladas, questionadas e incentivadas para que contem suas histórias, pois é nelas que embarcam numa viagem fantástica misturando o real com o imaginário. Maria Cecília Perroni diz que são elementos importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos.
Quando conta ou reconta, cria ou recria uma história a criança está desenvolvendo sua imaginação e criatividade. Então, cabe a nós estimulá-los e incentivá-los a contar histórias e durante a mesma ir questionando fazendo com que sua imaginação vá muito longe viajando pelo mundo do faz-de-conta.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna!!
Pensando nessas reflexões que trazes, elas modificaram a tua prática de trabalho com as narrativas? Abração!!

Maria Bernadete disse...

Simone!!
Com certeza, estamos sempre aprendendo mais. Quando o aluno conta a história devemos embarcar com ele na aventura e questionar, pois assim ele vai além. Estou questionando mais meu aluno durante a contação de histórias feitas por eles. Abraços Berna.