Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado,
e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.
Construtivismo é, portanto, uma idéia; melhor, uma teoria, um modo de ser do
conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos.
Um comentário:
Oi Berna, tal como a postagem sobre ancestralidade, registra aqui alguns pontos importantes que definem o construtivismo. Seria interessante, a partir dessa definição, pensar o que aprendeste com ela, qual a repercussão dessa definição sobre as tuas reflexões acerca dos modelos pedagógicos e educação. Abração, Sibicca
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