segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estádio do desenvolvimento - pré -operatório


Após ter lido sobre as características de cada estágio, pude perceber que os meus alunos estão no estádio pré-operatório porque:
Este estádio é fundamental pois a criança aprende de forma rápida e flexível, inicia-se o pensamento simbólico, em que as ideias dão lugar á experiência concreta. As crianças conseguem já partilhar socialmente as aprendizagens fruto do desenvolvimento e da sua comunicação.Escolhi o mesmo, pois trabalho com a primeira série e a faixa de idade é dos 6 anos.O egocentrismo é a característica principal nesta idade. Elas resistem em dividir um brinquedo e/ou qualquer outro material que mais lhe agrada. No processo de egocentrismo, a criança vê o mundo a partir da perspectiva pessoal, assimilando tudo para si e ao seu próprio ponto de vista, estando o pensamento e a linguagem centrados na criança. Nesta fase a criança está interessada no todo e não nas partes(sincretismo do pensamento). A maioria dos meus alunos Gostam de fantasiar, ainda estão na brincadeira do faz de conta. Porém há outros que considero estarem entrando em outro estágio como por exemplo já dominam a conservação. Por este motivo, a idade somente não pode ser critério para que possamos saber em que período do desenvolvimento ela está, pois vários fatores contribuem para isso. Exemplo vivo de alguns alunos da minha turma. Todos tem a mesma idade, porém alguns vieram de casa e nunca tiveram contato com livrinhos, lápis de cor e/ou outros materiais que usamos para fazer os trabalhinhos. Nota-se a diferença, pois não foram estimulados e possuem muito mais dificuldades do que os outros que já frequentavam a educação infantil.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna, muito legal essa tua postagem, além de trazeres elementos teóricos estudados na interdisciplina, propões uma leitura da tua própria turma a partir dos conceitos apresentados. Abração, Sibicca