quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estágios do Desenvolvimento


Epistemologia Genética

A Epistemologia Genética de Jean Piaget tem como interesse estudar a gênese das estruturas cognitivas. Dá-se assim, a construção – Construtivismo que é a mediação entre o sujeito e o objeto.
As crianças constroem o conhecimento a partir de suas ações exploratórias sobre o meio ambiente. Ocorre então, o desenvolvimento cognitivo. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com o objeto.
Para Piaget o desenvolvimento humano obedece a certos estágios hierárquicos que decorrem desde o nascimento até mais ou menos 16 anos. 1) Estágio Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos); 2) Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6 anos); 3) Estágio operatório-concreto (dos 7 anos aos 11 anos); 4) Estágio operatório-formal (dos 11 aos 16 anos).


Cada estádio possui características fundamentais próprias que descrevem a forma como a criança processa a experiência, paralelamente, a criança manifesta alguns sinais do estádio seguinte, assim como de estádios anteriores.
- A seqüência de mudanças de estádios ocorre pela ordem proposta por Piaget, embora o período de tempo que um dado estádio compreende possa variar.


Sendo assim, preciso conhecer as caracterísiticas desses estágios e também meus alunos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna, nessa postagem destacas aspectos muito importantes da teoria piagetiana. Seria interessante fazeres um link entre esses conceitos e a tua prática, por exemplo, discutir em qual estádio acreditas que teus alunos estão e como podes definir que estão nesse estádio. Abração, Sibicca