quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Relfexão sobre o Projeto de Aprendizagem



A nossa primeira aula presencial do quinto semestre da Interdisciplina do Seminário Integrador V fomos desafiadas a formular questões que gostaríamos de estudar ou se pesquisar partindo das Ciências Naturais. Selecionamos muitas, nos separamos por grupos onde havia o mesmo interesse pela questão de investigação já definida. Inicialmente pensei que era simplesmente fazer como estávamos acostumadas, ou seja, pesquisar e publicar em seguida o resultado.
A nossa questão foi essa: Como os rios podem se regenerar da poluição? Eis a questão: o grupo acostumado a se reunir e definir tudo logo ficou um pouco receoso, como iríamos seguir a diante? Foi então que orientadas pelo professor Crediné e a tutora Simone que começamos a dar seguimento ao nosso PA.
Havia uma certa resistência por parte do grupo em debater, discutir e refletir sobre as questões on line, mas foram vários encontros pelo MSN, por e-mails e pelo fórum e ainda dois presenciais até que definimos as questões quanto ás dúvidas temporárias e as certezas provisórias. O grupo trabalhou intensamente, cada um fez a sua parte e também a interação e a participação de ambos fizeram à diferença. Para que um trabalho em grupo dê certo é preciso acatar as idéias de ambos e respeitar cada um do seu jeito.
Hoje, já posso afirmar que o uso da tecnologia facilita muito o trabalho, mas deve haver a participação, o interesse a disponibilidade.
Quanto à questão escolhida pelo grupo, estamos tendo a oportunidade de aprender muito. A cada nova pesquisa uma nova surpresa. Quando o professor Crediné disse; calma, não vamos ter pressa de concluir, ele tinha razão, pois o importante são os caminhos para se chegar lá e sentir o gosto pelo desenvolvimento do trabalho. É um processo continuado. São tantas coisas interessantes a respeito da poluição dos rios que levaria tempo para descobrir...
Acredito que trabalhar com o currículo com PA pode ser viável, mas teríamos que adaptar de acordo com a série. Trabalhar muito a questão do grupo e dar oportunidade para o aluno escolher conforme seu interesse em aprender.

Nenhum comentário: