segunda-feira, 10 de novembro de 2008
A Escola Tradicional, Nova e Atual
A escola hoje é uma das principais instituições sociais responsáveis por fazer a mediação entre o sujeito e a sociedade. Ao transmitir a cultura e também modelos sociais, permite que ao indivíduo humanize-se, socialize-se e eduque-se. Dessa maneira, vão construindo sua identidade, já que aos poucos vai se apropriando de valores transmitidos, compartilhados e cultivados pela escola.
No entanto, não foi sempre assim, todos os adultos ensinavam a partir da experiência pessoal, aprendia-se fazendo.
A partir da idade Média a educação tornou-se um produto da escola. Pessoas se especializavam na tarefa de transmitir o saber e espaços foram sendo criados para essa atividade. A escola era direcionada a elites, nobres e burgueses.
Com as revoluções do século XX, a educação se universalizou e passou a atender a todas as crianças da sociedade. Além de expandir a rede escolar, outro objetivo dos educadores era formar a consciência nacional e patriótica do cidadão.
De 1930 a 1937, com a industrialização e o fortalecimento do Estado-nação, a educação ganhou importância, e o governo começou a se preocupar em organizá-la
Neste sentido a escola, por muito tempo, foi um espaço onde o ensino era centrado no professor, pois acreditava-se que era o detentor do saber. O professor exercia ação repressora, autoritária e coerciva. O trabalho individualizado, a atenção, a concentração e a disciplina eram características desta escola tradicional.
O movimento da Escola Nova, no Brasil, nos anos 20 do século passado, veio questionar a educação da escola tradicional e inovar, propondo uma escola onde o aluno fosse ouvido e que este espaço fosse local de formação de um homem novo. Escolanovismo, era o termo referente ao movimento de mudança da educação tradicional o qual enfatizava o uso de métodos ativos de aprendizagem, de trabalhos em grupo,colocando a criança como o centro do processo de aprendizagem.
Piaget então consolida a teoria evolutiva da criança.
Já a Escola de Hoje,é o local de relacionar-se com o outro e com o conhecimento, onde o sujeito organiza e interpreta tudo o que acontece em relação ao mundo interno e externo. Neste sentido, as transformações vão acontecendo, exige do ser humano rapidez, flexibilidade, formação e desenvolvimento para acompanhá-la. Para isso, a educação também deve transformá-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário