Segundo Freire o tema gerador é o universo que tem como base a teoria lógica do conhecimento. O tema é o assunto a ser trabalhado e gerador porque gera fecunda. A proposta deve possibilitar que o aluno compreenda o contexto em que está inserido e sua realidade. Sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua e coloca-lo diante de situações e desafios criando e recriando, desenvolvendo assim seu pensamento crítico na busca de novos conhecimentos através da leitura de mundo.
O uso do diálogo faz-se necessário, pois esse é capaz de gerar o pensamento a reflexão e ação. Nesta proposta a valorização da cultura é algo indispensável, pois ajudam na construção dos debates, discussões onde cada um pode expressar suas idéias e opiniões. Professor e aluno aprendem juntos. Devemos valorizar a experiência, a realidade do educando, colocando o mesmo como sujeito ativo na busca da construção do seu próprio conhecimento condenando assim a prática pedagógica denominada por Freire de “Educação Bancária” a qual visa que o professor deposite os conteúdos no aluno, ele é o dono do conhecimento. Ao contrário da educação libertadora, a concepção bancária de educação não exige a consciência crítica do educador e do educando, negando a dialogicidade nas relações entre os sujeitos e a realidade. Nesse sentido, as idéias freireanas servem como orientação para o processo de formação docente no que se refere à reflexão crítica da prática pedagógica que implica em saber dialogar e escutar, que supõe o respeito pelo saber do educando e reconhece a identidade cultural do outro.
2 comentários:
Oi Berna, nessa postagem compartilhas conosco vários princípios propostos por Paulo Freire para pensarmos a educação. Quais deles consideras que estão presentes na tua prática? Quais gostarias de desenvolver ainda mais? Abração!!
Oi, Simone,
Para mim é muito importante e desenvolvo nas minhas aulas: uso do diálogo, onde cada um pode expressar suas idéias. Professor e aluno aprendem juntos.
Valorizo as experiências, a realidade de cada um e exploro a leitura de mundo, a qual vou desenvolver ainda mais nas minhas aulas no processo de alfabetização com a primeira série. Beijos Berna.
Postar um comentário