segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Educção dos Surdos


Ao longo da história da educação dos surdos foram usados vários métodos de ensino com diferentes metodologias e experimentações, mas somente após terem percebidos que os mesmos tinham capacidade para aprender. Que são: Oralismo, bimodalismo, comunicação total e a educação através da língua de sinais. Sendo esse último o mais utilizado entre os surdos que se escondiam para poderem se comunicar e por isso a Língua de Sinais permanece sendo usada até hoje.

Daí a importância da escola amparar esse aluno assim como ele é dando o suporte necessário para que aprendam utilizando a melhor forma de comunicação entre eles. Surge então a importante figura do professor surdo para que possa interagir com o aluno, pois haverá reciprocidade e conseqüentemente avanço na aprendizagem. Para trabalhar com essa clientela o professor precisa dominar a língua de sinais.

Conforme os textos lidos, podemos ver claramente que houve avanços quanto à educação dos surdos, mas que essa comunidade deverá ser manter unida na busca pelos seus direitos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna!! Nessa postagem trazes reflexões importantes para pensarmos sobre a educação dos surdos. Abração!!