Na semana da Páscoa contei a história da Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado que traz a história de uma menina pretinha que morava ao lado da casa de um coelho branquinho, branquinho que queria ter filhos daquela cor. Procurou a menina e perguntou: Qual é o teu segredo para ser assim tão pretinha? E ela sempre inventava alguma coisa que o coelho imitava, mas não dava certo sua cor não mudava.
Começou a perceber então que a gente sempre se parece com os pais, os tios, os avós...
Procurou uma coelha preta para se casar e nasceram coelhos de todas as cores e até uma pretinha.
Para começar o trabalho sobre etnias nada melhor que voltar e lembrá-los desta história. Primeiramente mandei para casa um questionário para saber qual a raça que a família do aluno pertencia. Após a conversação sobre a origem de cada um realizamos um gráfico sobre as etnias de cada turma. Realizei também um questionamento com as perguntas abaixo. Aproveitei o que aprendi num curso de Filosofia e a palestrante falou que sempre deveríamos questionar muito nossos alunos.
QUESTIONAMENTOS:
- O que a menina tinha de especial que chamava tanto a atenção do coelho?
- O que ele perguntava para a menina para satisfazer a sua curiosidade?
- Que explicações à menina dava para o coelho?
- Será que essas explicações eram de acordo com a realidade de sua origem?
- Como ele descobriu o segredo da menina?
- A que conclusão o coelho chegou então para ter os filhos da mesma cor da menina? O que aconteceu?
- A história nos faz entender que somos parecidos com alguém da nossa família. E você com quem se parecem?
Após, realizamos o mosaico étnico-racial, o qual foi sugerido pela professora Zita.
Ao término das atividades concluí que a origem étnica de meus alunos é: alemã, italiana, portuguesa, e afro-descendente. E que o mesmo reconhecendo as suas origens e percebendo as diferenças que compõe os grupos familiares e de convivência irão aceitar e respeitar o outro.Não houve por parte deles nenhum tipo de preconceito em relação às raças de cada colega.
Começou a perceber então que a gente sempre se parece com os pais, os tios, os avós...
Procurou uma coelha preta para se casar e nasceram coelhos de todas as cores e até uma pretinha.
Para começar o trabalho sobre etnias nada melhor que voltar e lembrá-los desta história. Primeiramente mandei para casa um questionário para saber qual a raça que a família do aluno pertencia. Após a conversação sobre a origem de cada um realizamos um gráfico sobre as etnias de cada turma. Realizei também um questionamento com as perguntas abaixo. Aproveitei o que aprendi num curso de Filosofia e a palestrante falou que sempre deveríamos questionar muito nossos alunos.
QUESTIONAMENTOS:
- O que a menina tinha de especial que chamava tanto a atenção do coelho?
- O que ele perguntava para a menina para satisfazer a sua curiosidade?
- Que explicações à menina dava para o coelho?
- Será que essas explicações eram de acordo com a realidade de sua origem?
- Como ele descobriu o segredo da menina?
- A que conclusão o coelho chegou então para ter os filhos da mesma cor da menina? O que aconteceu?
- A história nos faz entender que somos parecidos com alguém da nossa família. E você com quem se parecem?
Após, realizamos o mosaico étnico-racial, o qual foi sugerido pela professora Zita.
Ao término das atividades concluí que a origem étnica de meus alunos é: alemã, italiana, portuguesa, e afro-descendente. E que o mesmo reconhecendo as suas origens e percebendo as diferenças que compõe os grupos familiares e de convivência irão aceitar e respeitar o outro.Não houve por parte deles nenhum tipo de preconceito em relação às raças de cada colega.
Um comentário:
Oi Berna, bem descrita a tua atividade! Ao lê-la pude acompanhar os momentos de sua realização. Ao final da postagem, comentas que não percebes nos teus alunos a existência do preconceito. Interessante pensarmos quando esse preconceito começa? Que situações favorecem as atitudes preconceitosas? Abração, Sibicca
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