sábado, 8 de dezembro de 2007

Sala de aula é lugar de brincar?

Décima primeira semana
O ato de educar combina com outra ação: brincar.
Analisando as crianças na sala de aula, seus modos de agirem, suas estratégias, criatividade e pensamento é que vejo a brincadeira como uma forte aliada ao ensino aprendizagem.
Para mim, é inadmissível que uma criança fique sentada durante quatro horas absorvendo conteúdos, pois o brincar também significa aprender.
Com jogos e brincadeiras a aula fica mais atrativa e as crianças participam com alegria e entusiasmo.
O jogo estimula, portanto, ajuda na construção do conhecimento. Propicia, também, prazer e diversão.
Ao planejarmos uma aula, devemos ter em mente que ao mesmo tempo em que estarmos passando ou ensinando algum conteúdo, precisamos ainda nos preocupar e encaixar de maneira lúdica para que assimilem mais rápido e adquiram o gosto do aprender brincando.
Os objetivos devem ser claros.
Posso citar os conhecimentos aplicados nas interdisciplinas de Teatro e Educação e Música na Escola. (MPB para Crianças). Os projetos desenvolvidos com as atividades lúdicas resultaram numa aula tão prazerosa e o grupo ficou tão integrado que era só alegria.
As crianças interagiram, colaboraram com os colegas e participaram ativamente das atividades propostas.
A brincadeira dentro ou fora da sala de aula conduz o ser humano para uma vida mais saudável e estimula o desenvolvimento: mental, social, físico e emocional.


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