Décima terceira semana
Após estudar a temática 9 em Artes Visuais, a qual vem de encontro com nossa prática em sala de aula, foi possível compreender desenhos feitos pelos nossos alunos que passam pelos seguintes estágios de desenvolvimento gráfico estudados por tres importantes teóricos.
Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência
PIAGET(usa a classificação de Luquet para analisar o espaço no desenho)Até dois anos:ExercícioSensório-motor:Rabiscos sem intenção de representar. 2 a 4 anos - 4 a 7 anos: Incapacidade Sintética:Construção topológica do espaço. 7 a 9 anos - 9 a 12 anos: Realismo Intelectual: Relações espaciais topológicas em todo o desenho e início das representações euclidianas e projetivas. 12 a 14 anos:Realismo Visual: Representações espaciais euclidianas e projetivas.
LUQUET(não estabelece idade)Realismo Fortuito: Desenho Involuntário e Desenho Voluntário. Incapacidade Sintética: Busca uma forma para cada categoria de objetos. Realismo Intelectual: Constrói um sistema para representar forma, espaço e cor no desenho. Realismo Visual: Representação da perspectiva, opacidade da forma, cor natural e expressiva.
LOWENFELD Garatuja: desordenada, controlada e nomeada. Préesquemática: início da forma, desenho fortuito. Esquemática: desenho com linha base. Pseudonaturalista: predominância da informação, excesso de detalhes. Naturalista: Preocupação com a representação realística.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário