domingo, 28 de novembro de 2010

Agradecimento Especial

Querida Simone! (Sibica).
Quero agradecer por ter me acompanhado durante todo o curso. Foste uma verdadeira amiga de todas as horas, pois sempre que precisei fui prontamente atendida. As postagens feitas neste portfolio foram comentadas por ti com palavras de carinho e incentivo. Obrigado e que Deus te ilumine sempre.

O desenvolvimento do blog/portfolio


Segundo Hernadez (2000) a definição de portifólio é:

“Continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da Escola, representações visuais, etc) que proporciona evidencias do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo.” (HERNADEZ, 2000, p.100)

O desenvolvimento do nosso blog/portfólio ao longo do curso teve como objetivo evidenciar a aprendizagem, favorecer a reflexão sobre o próprio aprendizado e possibilitar uma comunicação mais direta entre professores, tutores e alunos dos diversos conteúdos trabalhados.

As anotações feitas no blog mostram as evidências e argumentos que caracterizam as minhas aprendizagens até aqui. Foram 135 postagens onde tive a oportunidade de registrar o aproveitamento significativo em cada interdisciplina cursada. Foram tantas leituras, trabalhos, reflexões, fóruns, e-mails que se formou uma verdadeira rede de aprendizagem. Tudo foi tão proveitoso que no momento parece não estar acabando. Prefiro pensar assim, pois vai ser difícil conviver sem o PEAD e sem registrar aqui as conquistas e angústias dessa caminhada iniciada lá em 2006 onde as dificuldades foram sendo superadas com o próprio esforço e também com a ajuda dos colegas, tutores e professores.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eixo 9

Analisando as postagens do nono semestre, as quais refleti sobre postagens desde o início do curso e tendo que reler todas, confesso que fico um tanto emocionada e feliz ao mesmo tempo. Foram tantas postagens das diversas interdisciplinas que cursamos. Escolhi para a reflexão nesse eixo as que deixaram marcas, ou seja, as que apliquei ou aproveitei mais durante a minha prática pedagógica. Com certeza a tecnologia foi a pioneira, pois sem ela nada poderia ser feito já que o curso a distância requer um certo conhecimento. É claro que aos poucos a gente vai se adaptando e aprimorando cada vez mais. As aprendizagens adquiridas durante o curso, vieram de encontro com o desenvolvimento do TCC, pois busquei em muitas delas a teoria para poder escrever e aprofundar-me. Cito como exemplo o texto que estudamos durante o Seminário Integrador da autora Lea da Cruz Fagundes: Aprendizes do Futuro: As inovações começaram e também o texto de Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena: Revisando os Projetos de Aprendizagem em Tempos de Web2.0, ambos foram muito proveitosos necessários para a concretização do Projeto de Aprendizagem que realizei durante o Estágio Curricular obrigatório.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eixo 8

Analisando as postagens do oitavo semestre, vejo que a maioria delas estão focadas em cima do estágio obrigatório realizado ao longo de nove semanas. Foram desenvolvidos alguns projetos que partiram da de acordo com a combinação feita entre a professora e os alunos. Aproveitamos a Feira do Livro que estava acontecendo na cidade e montamos um projeto chamado Conto de Fadas - Mundo Fantástico da Imaginação. Foi muito proveitoso e a participação do alunos foi intensa. Foram trabalhados textos e poesias dos escritores Pedro Bandeira e Carlos Urbin, que estariam presentes na feira. Neste dia levei meus alunos lá. Foi muito importante para eles poder ouvir o próprio autor das poesias trabalhadas recitando-as e também assitiram a peça A Traça Biblió de Carlos Urbin.
De acordo com Fanny Abramovich é muito importante para a criança ouvir histórias desde pequenas. Afirma que esse é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo.
Concordo plenamente, pois ouvir, falar, ler e escrever sao habilidades e competências idispensáveis que devem ser desenvolvidas por nosso aluno. Precisamos proporcionar momentos para que a criança entre no mundo da fantasia sem a cobrança de conteúdos e que possa ler por prazer, adquirindo o gosto pela mesma.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eixo 7



Postagem sobre o Pedagogia de Projetos
Refletindo sobre as diferenças e semelhanças entre a Pedagogia de Projetos e os Projetos de Aprendizagem.

http://peadportfolio156727.blogspot.com/2009/10/aspectos-positivos-da-pedagogia-por.html

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.

No Projeto de Aprendizagem são os alunos que decidem o que querem investigar e se a investigação será desenvolvida individualmente ou em grupo. Os problemas levantados surgem da curiosidade, desejos, e das necessidades dos educandos. As regras e diretrizes são negociadas entre os alunos e professores. O papel do professor é o de mediador.

Refletindo sobre postagem do 6º semestre


Portfólio
peadportfolio15627.blogspot.com/2009/12/portfolio.html

O portfolio é mesmo uma ferramenta muito útil, pois as postagens feitas no decorrer do curso facilitaram para a construção do TCC.
Citei nesta postagem que iria trabalhar com Projetos de Aprendizagem durante o estágio. Naquele momento eu estava tão insegura que ficava pensando como iria desenvolver PA com primeira série uma vez que ainda não estavam alfabetizados. Chegou o estágio, desenvolvi o PA e posso afirmar que temos que tentar, pois se for adptado de acordo com a série e a idade com certeza vai fluindo.
O PA chamou tanto a minha atenção nesse período que resolvi fazer meu TCC de acordo com o Projeto de Aprendizagem realizado paralelamente com o conteúdo mínino obrigatório para tal série.