Segundo Hernadez (2000) a definição de portifólio é:
“Continente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da Escola, representações visuais, etc) que proporciona evidencias do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo.” (HERNADEZ, 2000, p.100)
O desenvolvimento do nosso blog/portfólio ao longo do curso teve como objetivo evidenciar a aprendizagem, favorecer a reflexão sobre o próprio aprendizado e possibilitar uma comunicação mais direta entre professores, tutores e alunos dos diversos conteúdos trabalhados.
As anotações feitas no blog mostram as evidências e argumentos que caracterizam as minhas aprendizagens até aqui. Foram 135 postagens onde tive a oportunidade de registrar o aproveitamento significativo em cada interdisciplina cursada. Foram tantas leituras, trabalhos, reflexões, fóruns, e-mails que se formou uma verdadeira rede de aprendizagem. Tudo foi tão proveitoso que no momento parece não estar acabando. Prefiro pensar assim, pois vai ser difícil conviver sem o PEAD e sem registrar aqui as conquistas e angústias dessa caminhada iniciada lá em 2006 onde as dificuldades foram sendo superadas com o próprio esforço e também com a ajuda dos colegas, tutores e professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário