segunda-feira, 27 de setembro de 2010
A tecnologia em minha vida
Nona semana do Curso - Postagem feita em 19/11/07
O ensino on-line dá ao indivíduo oportunidade de interagir e participar do processo ensinar e aprender.
Os cursos há distância já ocorrem no Brasil desde 1939.
Ensino este que vem se intensificando cada vez mais. Posso citar como exemplo o nosso curso (PEAD), oferecido pela UFRGS. Nestes três semestres que já cursamos, a aprendizagem foi tão importante e bem diversificada. Agradeço sempre por essa oportunidade, pois a minha maior conquista foi a de dominar a tecnologia. Além disso, há certa autonomia por parte do aluno que pode escolher o horário que melhor lhe convem, adaptando assim a sua vida diária ao estudo. Sem o uso do computador isso não seria possível.
Minha vida mudou bastante, mas para melhor, estou conseguindo conciliar e ainda adquirindo novos conhecimentos.
Imaginem agora, então! No final do curso. De um modo geral as aprendizagens foram muitas. Mas na tecnologia foi uma superação. No estágio inaugurei a sala de informática. Tomei a decisão, pois tinha que usá-la e ninguém queria, pois o LINUX é um pouco diferenciado do que estamos acostumadas. Primeiramente tentei me familiarizar, pois eu estava desenvolvendo um PA com a primeira série e pois as crianças ainda não estão alfabetizadas. Confesso que fou um desafio que valeu a pena. No laboratório não há ninguém para ajudar e por isso a cada semana descobrimos juntos professor e aluno novas maneiras de usar essa tecnologia.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
O Conto da Ilha Desconhecida
Não posso deixar passar sem falar no primeiro trabalho feito que foi a leitura do texto: O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago: Nele eu me pronunciei assim:
Pode ser que eu esteja em um barco rumo ao desconhecido, ou talvez não, quem sabe já estou começando a tomar o rumo em direção a esta nova etapa da minha vida que está me deixando tão feliz. Entrei no barco, estou navegando vagarosamente com a expectativa de atingir meus objetivos.
Logo após os primeiros trabalhos, as diversas interdisciplinas cursadas e os desafios sendo superados senti que valia a pena entrar no barco, pois mesmo a ilha sendo desconhecida com o passar do tempo eu iria aprender a conhecê-la. A felicidade, a auto-estima elevada e o compromisso com a educação no decorrer do curso me fizeram enxergar que vale a pena, pois o meu objetivo maior está quase concretizado que é o de Cursar uma faculdade, mas também houve um crescimento em todos os sentidos, e tais mudanças me fizeram refletir e reforçar o meu pensamento sobre a educação que é a base de tudo.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
O terceiro semestre e a primeira postagem no portfolio
Esta foi a minha primeira postagem em 2007.
Nossa! Já estamos no terceiro semestre. Que alegria!
Este portfólio de aprendizagesns facilitará para nós, pois com tantas novidades será muito importante registrar nosso aproveitamento em cada interdisciplina.
Se tivéssemos começado a postar no primeiro semestre que fgoi em 2006/2 teria descrito sobre a dificuldade que enfrentei no início com a tecnologia. Digo dificuldade porque eu nem sabia ligar um computador, mas com vontade, ajuda das colegas, família e tutoras fui aos poucos dominando e vendo que não era tão difícil assim.
Refletindo sobre a terceira postagem e lembrando do estágio no semestre anterior quando fiz um projeto sobre "Conto de Fadas" percebi o quanto foi importante a interdisciplina sobre Contação de histórias com a professora Gládis. Citei no meu relatório de estágio:
De acordo com o livro de Literatura Infantil – Gostosuras e Bobices – Fanny Abramovich
A autora fala o quanto é importante para a criança ouvir história desde pequena. Afirma que esse “é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
Resgatar e aplicar na prática essas aprendizagens foi muito prazeroso.