A revista do professor "Nova Escola" edição 187, de novembro de 2005 cita uma entrevista com Ana Teberosky Educadora Argentina e também uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. Ela diz: O micro permite aprendizados interessantes. No teclado, por exemplo, estão todas as letras e símbolos que a língua oferece. Quando se ensina letra por letra, a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado, ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e, no monitor, minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. Lendo essas palavras, percebo o quanto é verdadeiro, pois meus alunos do primeiro ano em frente ao computador ficam trocando as letras do minúsculo para o maiúsculo quando os levo para digitar palavrinhas mais conhecidas deles e também seus nomes e de sua família.
Na sala, coloquei três teclados e eles brincam como se estivessem realmente digitando. Estão na fase do faz-de-conta e até navegam na internet.
Um comentário:
Oi Berna!! Interessante reportagem, nos leva a pensar o quanto o uso do computador pode auxiliar na alfabetização. Abração!!
Postar um comentário