quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Aspectos positivos da Pedagogia por Projetos
O trabalho pedagógico é coletivo favorecendo a integração entre o grupo que seleciona o que quer aprender e a prática docente é baseada na liberdade do aluno onde o professor deve usar procedimentos que façam o mesmo raciocinar e elaborar as próprias certezas e os próprios conhecimentos diante de questões que os levem a pensar criando estratégias para a resolução das dúvidas, portanto o diálogo é importantíssimo. É o aluno que vai em busca da coleta de materiais necessários para esclarecer suas certezas. A avaliação do trabalho é constante e consiste também na auto-avaliação. De acordo com o andamento do trabalho outras questões vão surgindo e o processo de tomada de decisões é sempre em conjunto tornando as aprendizagens mais significativas.
O método é baseado nas idéias de John Dewey onde afirma que o conhecimento é construído de consensos que por sua vez resulta de discussões coletivas e o que o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências.
Marcadores:
didática,
Pedagogia de projetos...,
planejamento e avaliação
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Narrativa Infantil
A criança ao narrar uma história quase sempre mistura a ficção com a realidade e segundo Maria Virgínia o adulto não deve questionar se o que ela está contando é verdade ou invenção, mas sim embarcar na aventura e pedir mais detalhes.
As crianças devem ser estimuladas, questionadas e incentivadas para que contem suas histórias, pois é nelas que embarcam numa viagem fantástica misturando o real com o imaginário. Maria Cecília Perroni diz que são elementos importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos.
Quando conta ou reconta, cria ou recria uma história a criança está desenvolvendo sua imaginação e criatividade. Então, cabe a nós estimulá-los e incentivá-los a contar histórias e durante a mesma ir questionando fazendo com que sua imaginação vá muito longe viajando pelo mundo do faz-de-conta.
Marcadores:
imaginação...,
Linguagem e Educação,
Narrativas
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Filme: Seu Nome é Jonas X Realidade Hoje
O filme retrata a vida de Jonas, um menino surdo, que ficou três anos internado em uma instituição para deficientes mentais. Durante este período, com um diagnóstico errado, o menino que não se comunicava com o mundo por simplesmente não escutar e não conseguir se comunicar com as pessoas, era considerado retardado e não teve, enquanto internado, nenhum preparo para aperfeiçoar sua comunicação.
Comparando a história do filme com os dias de hoje, sabemos que ainda há discriminação por parte da sociedade e que a Comunidade Surda enfrenta muitas dificuldades, pois muitas vezes não são compreendidos, são vistos como doentes e incapazes. A falta de intérpretes é um problema sério. Na escola regular não é muito diferente, quando incluído não há profissional treinado para atendê-lo. E nem recursos adequados.
Ainda há demora no diagnóstico, pois muitas vezes a família nem percebe logo ou não quer perceber a surdez daquela criança e a encaminha para uma escola, para que ela seja incluída junto de crianças ouvintes.
A caminhada pela inclusão é longa. Começa com a luta pela igualdade de comunicação. A língua brasileira de sinais deveria ser obrigatória como qualquer outra disciplina do ensino regular, objetivando erradicar a discriminação e o preconceito.
Marcadores:
Comunidade Surda,
Libras,
preconceito...
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
O Desafio de Alfabetizar Adultos
Após ter o texto de Regina Lara, percebi que é mesmo um desafio alfabetizar adultos, Em primeiro lugar merecem muito respeito e admiração por estarem em uma sala de aula procurando se alfabetizar para que possam ter uma vida mais digna ou até mesmo um trabalho. Me chamou atenção o trecho que fala sobre a Metodologia de Alfabetização de Adultos onde educadores aceitam trabalhar com eles preocupando-se apenas em ensinar a ler e escrever. Não levando em consideração os saberes acumulados e as experiências que trazem consigo. Então para que haja mais qualidade na alfabetização e para que os alunos se sintam motivados a continuar vai depender muito do professor que também deverá receber formação continuada, orientações e recursos para que possa desenvolver um trabalho de qualidade.
Quando pensamos na leitura para EJA devemos ter em mente que a mesma também deve ser \"a mesma leitura de mundo\" que trabalhamos com nossas crianças. Ainda segundo o texto, o homem constroi seus conhecimentos em diferentes momentos da vida, no ambiente que está inserido através de várias situações que vivencia.
Marcadores:
EJA - Desafio de alfabetizar - Leitura de mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)