terça-feira, 29 de setembro de 2009

Currículo Integrado


Analisando o texto de Santomé, percebi que este chama a atenção para as mudanças que começam a ocorrer durante o século XX sobre a necessidade de introduzir as questões sociais e os problemas do dia-a-dia no trabalho curricular de sala de aula e dentro das escolas, pois até então havia um distanciamento entre a realidade e as instituições escolares.

Os conteúdos culturais que formaram o currículo escolar eram descartados e trabalhados de forma isolada, ignorando que o verdadeiro sentido da escola existir é o de preparar cidadãos para compreender, julgar e intervir na sua comunidade, de uma forma responsável, justa, solidária e democrática.
Mas e hoje? Tantos anos já se passaram e nas escolas ainda há reflexos destes ensinamentos. Precisamos urgentemente de mudanças, garantindo uma aprendizagem significativa e repensar a escola na busca de uma integração curricular não fragmentada.
Estamos trabalhando para isso na escola onde eu trabalho, as reuniões são constantes, porém não é fácil. Até a quarta-série tentamos integrar ao máximo, mas da quinta-série em diante os professores trabalham isoladamente.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna, quais são as tuas hipóteses para a dificuldade de trabalho integrado da quinta série em diante? Abração

Maria Bernadete disse...

OLá, Simone!!
Os professores de quinta em diante querem dar a sua aula e pronto. Eles resistem em não trabalhar com projetos onde todos devem participar. A maioria prefere planejar individualmente. São vícios que se criaram onde cada um trabalha sua interdisciplina. Beijos Berna.