sábado, 5 de setembro de 2009

Múltiplas linguagens


Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito?

Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?


A leitura, a fala e a escrita não acontecem sempre do mesmo jeito. São muitas as variações que ocorrem entre a fala e a escrita.

A escrita é um processo diferente da fala. Mas sabemos que essas duas habilidades humanas estão estritamente articuladas.

Tudo depende do meio ambiente em que estamos inseridos. O meio social também é fator determinante para que aconteçam essas variações, pois pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo.

Pode haver variação da língua quando uma única pessoa, em situações diferentes, usa diferentemente a língua, de forma a se adequar ao contexto da comunicação. Exemplo: a gíria.

Devemos estar atentos aos nossos alunos, pois quando a criança aprende a escrever comete muitos erros, pois o nosso processo da escrita é muito complexo e isso requer muita dedicação e atenção da nossa arte.

.




Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna, nessa postagem comentas sobre as diferenças entre a linguagem falada e a escrita, mencionas o exemplo das gírias. Como percebes essas diferenças nos teus alunos? Como trabalhas com as gírias em sala de aula? Abração, Sibicca