sábado, 5 de setembro de 2009

Comênio

Comênio o pai da Didática Moderna

A obra mais importante de Comênio, Didatica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
Nessa obra, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.
Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. De fato, essas idéias se consagraram apenas no século 20, e assim mesmo não em todos os lugares do mundo. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670).

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Berna, na tua postagem falas da proposta didática de Comênio e, ao final, comentas que algumas idéias desse pensador ainda persistem. Quais destacas? O que achas que se modificou? Abração, Sibicca