O autor Fernando Becker nos apresenta os modelos pedagógicos e como tais modelos são sustentados por uma determinada epistemologia. Sendo assim, pude entender melhor como se dá a relação ensino aprendizagem na escola.
Pedagogia diretiva
- O conhecimento é transmitido para o aluno.
- Professor é o detentor do saber.
- O indivíduo é uma folha de papel em branco não somente ao nascer, mas frente a cada novo conteúdo.
- O conhecimento vem do meio físico ou social.
- Epistemologia = empirismo
Pedagogia não-diretiva
- O professor tem a função de auxiliar/facilitador do aluno.
- Traz à consciência o saber que o aluno já possui.
- O aluno já traz o saber que precisa desenvolver.
- Aprende por si mesmo.
- O aluno aprende conforme sua herança genética
- Regime do deixa fazer.
Pedagogia relacional
O conhecimento novo é construído através de:
- Ação do aluno sobre material significativo para ele (assimilação).
- Respostas do aluno para si mesmo diante das perturbações (acomodação) provocadas pela assimilação. Reflexionamento e reflexão.
- Apropriação não mais do material, mas dos mecanismos de suas ações sobre esse material..
- Professor ensina-aprende, aluno aprende-ensina.
- O aluno não é passivo, ele interage integralmente com o meio.
Compreendi que fui alfabetizada conforme a Pedagogia Diretiva.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Identificando Epistemologias
Marcadores:
Diretiva e Não-diretiva...,
Pedagogia Relacional,
Psiclogia II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi Berna, em relação à estrutura da tua postagem, contemplas a proposta de registro de uma aprendizagem, que no caso são as diferenças entre os modelos pedagógicos e a tua própria tomada de consciência sobre o modelo que sustentou as tuas aprendizagens escolares, apoiando-as na leitura e referência ao texto da interdisciplina. Em relação ao conteúdo, vou te fazer algumas provocações: falas que na pedagogia relacional o conhecimento é transmitido. Será que não estás te confundindo com a pedagogia diretiva? Na pedagogia diretiva o conhecimento vem de fora do sujeito, portanto, é transmitido e a aprendizagem é compreendida como acúmulo de informações. E para a pedagogia relacional, como acontece? Será que é função do professor transmitir conhecimento, simplesmente? Bem, deixo essas questões para continuares refletindo sobre as pedagogias. Abração, Sibicca
Oi, Simone!!
Fiz algumas modificações. Simplifiquei a postagem, tornando-a mais clara. Beijos Berna
Oi, Simone!!
Fiz algumas modificações. Simplifiquei a postagem, tornando-a mais clara. Beijos Berna
Postar um comentário