quarta-feira, 23 de abril de 2008

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais

Fiz a técnica do desenho com meus alunos e concluí que tudo aquilo que está presente em nosso meio é mais fácil de identificarmos.

Como esta atividade pode auxiliar na introdução de termos científicos a serem estudados pelas crianças?

Baseada nas leituras, pesquisas e o trabalho prático, posso afirmar que:

Com certeza esta atividade auxilia na introdução de temas científicos a serem estudados pelas crianças, pois o ensino de Ciências Naturais requer que os alunos investiguem ativamente, tenham curiosidade, podendo assim construir suas próprias conclusões. Num caminho de busca constante, pois nas Ciências Naturais o conhecimento não é pronto ou acabado, está em constante transformação.
Uma escola pode ser considerada crítica e formadora de cidadãos se apresentarem conhecimentos novos, tendo o aluno como foco dessa aprendizagem. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino das Ciências Naturais deve ser organizado de forma a colaborar para a construção do mundo e de suas transformações, situando o homem como um indivíduo crítico, participativo e transformador. A criança precisa compreender seu mundo, seu espaço e as transformações feitas pelo homem em sua relação com a natureza.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Seminário Integrador IV

O conhecimento, como sabemos, é uma construção inacabada. Sempre haverá algo novo que precisamos e/ou gostaríamos de aprender e isto é uma necessidade particular de cada indivíduo. Cada um de nós tem necessidades, desejos e anseios diferenciados. É importante que tenhamos autonomia para prosseguirmos aprendendo.
O aperfeiçoamento profissional requer de cada um de nós um investimento pessoal. É preciso que estejamos continuamente identificando aspectos de nossa formação que podem ser aperfeiçoados. É importante sabermos planejar nossos aperfeiçoamentos. Além disso, é possível nos organizarmos em grupos de interesse para superarmos os possíveis obstáculos.

Após refletir sobre as leituras nesta interdisciplina, posso afirmar o quanto é importante planejarmos tudo o que vamos fazer e um determinado tempo de nossa vida. Vivemos num mundo onde precisamos estar atualizados. Profissionalmente, somos obrigados a viver em constante aprendizagem. Sempre adquirindo novos conhecimentos. O Plano Individual de Estudos proporciona uma visão mais ampla das nossas necessidades.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Representação do Mundo pela Matemática

NÚMEROS E OPERAÇÕES

Aprendendo com a matemática

O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos ou coisas.
Número é um objeto da
Matemática usado para descrever quantidade ou medida. O conceito de número provavelmente foi um dos primeiros conceitos matemáticos assimilados pela humanidade. Entre tudo aquilo com que nos deparamos no nosso dia-a-dia inclui-se os números. Eles desempenham um importante papel em nossas vidas.
E a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.

Os números nos acompanham diariamente. Desde que nascemos já somos um número, pois as estatísticas já somam mais “um”, masculino ou feminino. É a data do nascimento que fica marcada para comemorarmos mais um ano de vida. O relógio, é um objeto que contém os números e que nos baseamos nele para tudo, pois dependemos de horários para acordar, sair para o trabalho e retornar.
Usamos o número também para fazer um pagamento, encontrar um endereço, ao usar o telefone, a televisão e tantos outros aparelhos que manuseamos no nosso dia-a-dia.
É muito importante que nós, professores, criemos situações desafiadoras que motivem nossos alunos a comparar quantidades. Assim, ele chegará ao conceito de número. Consequentemente, mais tarde, usará os mesmos para resolver as operações.

domingo, 13 de abril de 2008

Representação do mundo pelos Estudos Sociais

Novas aprendizagens
Reflexão sobre o texto: Do Acaso a Intenção em Estudos Sociais
Após pesquisas e a leitura deste texto, só serviu para reforçar nossa trajetória como professora ao ensinarmos os Estudos Sociais para os primeiros anos do Ensino Fundamental. O cuidado ao planejarmos, o que? como? nunca esquecendo que devemos partir da realidade dos alunos, do meio em que vivem.

Considerando a minha trajetória como docente e com base no texto “do acaso a intenção em estudos sociais”, posso afirmar que o principal objetivo dos Estudos Sociais é o de preparar nossos alunos para o verdadeiro exercício da cidadania.
Nós professores devemos ensiná-los a terem um olhar critico sobre as coisas, mas respeitando suas opiniões.
Ao planejar é muito importante partirmos do conhecimento prévio do aluno adequando-se a realidade a que se encontra, não deixando de lado os conteúdos mínimos a serem trabalhados, mas partir da realidade deles chegando aos conteúdos propriamente ditos.
Mas afinal o que é importante ensinar? Acredito que noções de tempo, espaço, transformações e relações sociais como ensinar?A partir de pesquisas. Cada um tem sua forma de aprender o processo de aquisição do conhecimento é individual. Baseado na sua realidade cada um formula suas hipóteses.
Então o professor deve criar condições e situações para que o aluno perceba as transformações que ocorreu no seu meio, iniciando pela família e consequentemente a escola.
E a partir daí, aparecerá então a interesse e a motivação pela pesquisa. Com o olhar e o pensar critico construindo seus próprios conceitos, tornando-se um cidadão investigador e contestador.


Trecho retirado do livro: (“O Ensino de Estudos Sociais” p.93-Ed. Ática/2004) “É através da percepção do passado que o homem alarga sua dimensão do presente e projeta futuro. E ampliar as dimensões no espaço é o mesmo que alargas as dimensões do tempo e abrir para a criança um mundo cada vez mais amplo, no interior do qual ela possa situar-se.”

sábado, 5 de abril de 2008

Representação do Mundo pelas Ciências Naturais


Módulo 1-


CONCEPÇÃO DA NATUREZA: RELAÇÃO SER HUMANO E AMBIENTE



Nossa primeira aula presencial foi muito interessante. Fizemos um trabalho onde tínhamos que fazer alguns desenhos representando a palavra escrita em cada espaço. Muito interessante, pois haviam desenhos semelhantes e também bem diferentes. Cada uma de nós traz consigo uma bagagem, uma história de vida. Para mim a palavra mais difícil de representar foi a saudade.
Entre as cinco participantes do grupo, o desenho que foi mais SEMELHANTE para todas foi o CORAÇÃO, pois foi um estereotipo que foi nos passado desde a infância, e até hoje representamos o coração desta forma, apesar de não condizer em nada com a forma exata de um coração.
Depois de conversarmos, chegamos a conclusão que a palavra MAIS DIFÍCIL de ser desenhada foi SAUDADE, por tratar-se de um sentimento que muitas vezes é até difícil de descrever, consequentemente difícil de desenhar. Entre todos os desenhos feitos o que foi representado de forma MAIS DIFERENTE, foi a ÁGUA, que apesar de ser bem simples e fácil de desenhar, ela se
apresenta na natureza de várias formas diferentes.
Agora nosso desafio é trabalhar com o nosso aluno. Logo postarei meu relatório
.