domingo, 13 de abril de 2008

Representação do mundo pelos Estudos Sociais

Novas aprendizagens
Reflexão sobre o texto: Do Acaso a Intenção em Estudos Sociais
Após pesquisas e a leitura deste texto, só serviu para reforçar nossa trajetória como professora ao ensinarmos os Estudos Sociais para os primeiros anos do Ensino Fundamental. O cuidado ao planejarmos, o que? como? nunca esquecendo que devemos partir da realidade dos alunos, do meio em que vivem.

Considerando a minha trajetória como docente e com base no texto “do acaso a intenção em estudos sociais”, posso afirmar que o principal objetivo dos Estudos Sociais é o de preparar nossos alunos para o verdadeiro exercício da cidadania.
Nós professores devemos ensiná-los a terem um olhar critico sobre as coisas, mas respeitando suas opiniões.
Ao planejar é muito importante partirmos do conhecimento prévio do aluno adequando-se a realidade a que se encontra, não deixando de lado os conteúdos mínimos a serem trabalhados, mas partir da realidade deles chegando aos conteúdos propriamente ditos.
Mas afinal o que é importante ensinar? Acredito que noções de tempo, espaço, transformações e relações sociais como ensinar?A partir de pesquisas. Cada um tem sua forma de aprender o processo de aquisição do conhecimento é individual. Baseado na sua realidade cada um formula suas hipóteses.
Então o professor deve criar condições e situações para que o aluno perceba as transformações que ocorreu no seu meio, iniciando pela família e consequentemente a escola.
E a partir daí, aparecerá então a interesse e a motivação pela pesquisa. Com o olhar e o pensar critico construindo seus próprios conceitos, tornando-se um cidadão investigador e contestador.


Trecho retirado do livro: (“O Ensino de Estudos Sociais” p.93-Ed. Ática/2004) “É através da percepção do passado que o homem alarga sua dimensão do presente e projeta futuro. E ampliar as dimensões no espaço é o mesmo que alargas as dimensões do tempo e abrir para a criança um mundo cada vez mais amplo, no interior do qual ela possa situar-se.”

Nenhum comentário: