segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Organização e Gestão da Educação


Aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.

A leitura do artigo de Vera Maria Vidal Peroni acerca das políticas públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado me fizeram refletir e também entender que:

No Brasil, fomos acostumados a pensar de que o Estado é o culpado por qualquer crise que apresente, seja social, econômica, etc.
Isto porque supostamente por haver investido demais em políticas sociais e tomado para si o papel de atender as urgências.
O que vemos é um Estado falho para políticas públicas e um Estado extremamente comprometido com as políticas de mercado.
Ao falarmos na Política educacional e na luta por uma “educação para todos”, o Estado passa de executor a apenas o avaliador e indutor da qualidade através da avaliação.
Mas como fica a Escola perante a tudo isso? Já sabemos que desde que a escola é escola ela foi projetada para aqueles que têm estabilidade social e econômica. O que precisamos é construir uma escola que receba qualquer indivíduo sem discriminação e com qualidade para todos.
É por isso que devemos repensar a nossa participação efetiva, fiscalizando, controlando e avaliando ações que sejam do interesse público, como verdadeiros cidadãos na luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por direitos sociais.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Psicologia da vida Adulta


O que é ser adulto?

Esta é uma fase muito difícil, pois estão deixando de levar a vida como se fosse uma "brincadeira". Agora tudo é sério, precisam se responsabilizar por seus atos.
Adulto pra mim é uma pessoa que tem opinião, responsabilidade, personalidade.
Pessoas que sabem o que querem, que pensam antes de agir. Que respeitam as pessoas.
A pessoa não se torna adulto pela idade que tem, mais sim pelas atitudes que toma!
É uma pessoa que já tem um 'plano' formado de sua vida, pois possui um emprego, se sustenta e principalmente é independente.
É a situação posta pela vida, é a experiência que está sendo vivida, é o modo de conceber a realidade que definirão o modo de ser e fazer de um sujeito, se agirá como adulto ou de maneira infantil. O homem é pré-maturo e vive em contínuo estado de aprendizagem, de amadurecimento independentemente do tempo cronológico que não pára.

sábado, 16 de agosto de 2008

Organização e Gestão da Educação


Educação para TODOS

Quando debatemos a qualidade da educação, a principal questão é pensar em uma educação de qualidade para todos, o que é muito diferente de pensar em educação de qualidade para alguns. A escola historicamente não atendeu a todos, o direito à educação requer que pensemos uma escola para os que historicamente estiveram fora.
Neste sentido, pensar a escola como no passado, quando não era para todos, pouco ou nada resolve, já que a grande questão atual é como incorporar os que estiveram fora e como a escola vai ser de qualidade para todos, já que ela foi pensada para aqueles que tiveram estabilidade social, econômica e possibilidades culturais. A escola para os sujeitos em vulnerabilidade social, com todos os seus problemas, passa a ser o grande desafio. Expulsar o aluno da escola é o que historicamente foi feito; assim, a questão é como não apenas ter acesso, mas permanecer e ter acesso ao conhecimento a que tem direito. Várias experiências no Brasil e no mundo têm trazido avanços nesta perspectiva, mas, na maioria dos casos, a educação de qualidade para TODOS ainda está muito distante.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Refletindo sobre o Planejamento do Tempo

Não foi difícil preencher a tabela sobre o planejamento do tempo, pois já estou organizada para as atividades do dia-a-dia. Vivemos numa constante corrida. São tantos afazeres, responsabilidades e atividades diárias que custamos para dar conta. Por este motivo planejar nosso tempo torna-se necessário na medida que acumulamos tantas coisas para fazer.
As vezes não conseguimos realizar tudo dentro do prazo que gostaríamos, não por falte de vontade, mas podem surgir imprevistos e temos que estar cientes disso.
Quando me proponho a fazer alguma coisa me dedico integralmente. Não gosto de deixar nada para fazer depois e acho que é por isso que sempre estou em dia com as atividades propostas.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Reflexão - Semestre 2008/1

Aprendizagens ao preparar a síntese-reflexão

Ao elaborar o documento síntese, cheguei a conclusão sobre a importância do portfólio, pois as postagens aqui realizadas são reflexões feitas a partir das aprendizagens. Fica fácil e prático elaborar a síntese quando já temos tudo organizado. Ao revisar e ler o que escrevi percebi quantas coisas novas e importantes aprendi no semestre, podendo citar o tempo e o espaço como foco principal entre as interdisciplinas.

Aprendizagens no preparo e reflexão do workshop

Ao preparar a apresentação do documento síntese pude aplicar alguns efeitos diferentes nos slides, os quais aprendi em um curso que fiz no CEPIC em maio. Entendi como é importante participar de oificinas que venham enriquecer o nosso trabalho.
Quando cheguei para apresentar o meu trabalho, estava muito ansiosa, embora já estivesse familiarizada com o mesmo. Conhecia as demais colegas, tutora e professora. Quando chegou aminha vez o computador que já não estava muito bom, não funcionou mais. Cada vez que eu queria trocar o slide ele trancava. Foi então que resolvi pegar a cópia que eu havia feito do documento e falar assim mesmo. Foi então que analisando e avaliando o trabalho apresentado por mim mesmo sem os slides havia ficado bom e que o importante é falar das aprendizagens mais significativas, pois temos somente dez minutos e este tempo deve ser bem aproveitado e respeitado.