segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Organização e Gestão da Educação
Aprendizagem referente aos conceitos estruturantes.
A leitura do artigo de Vera Maria Vidal Peroni acerca das políticas públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado me fizeram refletir e também entender que:
No Brasil, fomos acostumados a pensar de que o Estado é o culpado por qualquer crise que apresente, seja social, econômica, etc.
Isto porque supostamente por haver investido demais em políticas sociais e tomado para si o papel de atender as urgências.
O que vemos é um Estado falho para políticas públicas e um Estado extremamente comprometido com as políticas de mercado.
Ao falarmos na Política educacional e na luta por uma “educação para todos”, o Estado passa de executor a apenas o avaliador e indutor da qualidade através da avaliação.
Mas como fica a Escola perante a tudo isso? Já sabemos que desde que a escola é escola ela foi projetada para aqueles que têm estabilidade social e econômica. O que precisamos é construir uma escola que receba qualquer indivíduo sem discriminação e com qualidade para todos.
É por isso que devemos repensar a nossa participação efetiva, fiscalizando, controlando e avaliando ações que sejam do interesse público, como verdadeiros cidadãos na luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por direitos sociais.
Marcadores:
Conceitos Estruturantes,
Estado...,
Pólíticas Públicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário