domingo, 30 de março de 2008

Representação do Mundo pela Matemática

Mais aprendizagens! Estamos compartilhando nesta semana atividades de classificação e seriação com nossas colegas. Assim podemos adquirir novos conhecimentos e também melhorar nossa prática pedagógica.

Aquisição do Conhecimento Lógico Matemático

Quando os pais enviam seus filhos à escola, manifestam grande ansiedade em vê-los lendo, escrevendo e calculando.
Muitos adultos, inclusive professores supõe que habilidade de contar evidencia que a criança possui condições de aprendizagem dos números e operações matemáticas. Porém as investgações de Piaget nos comprovam que a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de:
a) conservar quantidades;
b) classificar quantidades;
c) seriar quantidades;
Portanto, antes de nos preocuparmos com a leitura e a escrita dos números faz-se necessário que a criança os compreenda e que por si própria descubra o seu significado. cabe a nós professores das séries iniciais inverstigarmos e valorizarmos a forma de pensar das crianças nas diferenças de suas vidas, preparando atividades adequadas, as quais lhe possibilitem a construção do conhecimento através de ações físicas e mentais.
E se queremos um ensino que privilegie o raciocínio, devemos levar em consideração os quatro fatores que influenciam no desenvolvimento mental.
1) Amadurecimento físico, especialmente do sistema nervoso central.
2) Ação física e mental sobre os objetos concretos do meio ambiente.
3) Socialização entre crianças e adultos.
4) Equilibração, processo de construção de estruturas mentais dos três fatores acima.

Procedendo desta forma, as crianças estão adquirindo o conhecimento lógico matemático.

Nenhum comentário: