O autor Fernando Becker nos apresenta os modelos pedagógicos e como tais modelos são sustentados por uma determinada epistemologia. Sendo assim, pude entender melhor como se dá a relação ensino aprendizagem na escola.
Pedagogia diretiva
- O conhecimento é transmitido para o aluno.
- Professor é o detentor do saber.
- O indivíduo é uma folha de papel em branco não somente ao nascer, mas frente a cada novo conteúdo.
- O conhecimento vem do meio físico ou social.
- Epistemologia = empirismo
Pedagogia não-diretiva
- O professor tem a função de auxiliar/facilitador do aluno.
- Traz à consciência o saber que o aluno já possui.
- O aluno já traz o saber que precisa desenvolver.
- Aprende por si mesmo.
- O aluno aprende conforme sua herança genética
- Regime do deixa fazer.
Pedagogia relacional
O conhecimento novo é construído através de:
- Ação do aluno sobre material significativo para ele (assimilação).
- Respostas do aluno para si mesmo diante das perturbações (acomodação) provocadas pela assimilação. Reflexionamento e reflexão.
- Apropriação não mais do material, mas dos mecanismos de suas ações sobre esse material..
- Professor ensina-aprende, aluno aprende-ensina.
- O aluno não é passivo, ele interage integralmente com o meio.
Compreendi que fui alfabetizada conforme a Pedagogia Diretiva.
segunda-feira, 30 de março de 2009
segunda-feira, 23 de março de 2009
Educação Especial - Histórias e Políticas
Após a leitura do texto de Arlete Miranda percebi que a mesma faz um rastreamento histórico da Educação Especial e fala também que a inclusão tem sido uma grande preocupação de pais, professores e estudiosos, os quais consideram que a mesma só se efetivará quando ocorrerem transformações estruturais no sistema educacional. É claro que ao longo desta trajetória já ocorreram mudanças e também já sabemos que a educação inclusiva deve acolher todas as pessoas, sem exceção, pois incluir é estar junto e interagir com o outro. Os direitos são iguais para todos e a inclusão possibilita ocupar um lugar na sociedade. Nós, professores, temos que fazer a nossa parte e continuar lutando, pois numa escola inclusiva não basta banheiros adaptados ou rampas. Necessitamos de apoio pedagógico sim, mas acredito que como profissionais precisamos acreditar que a convivência e o respeito as diferenças são indispensáveis para a construção de uma sociedade mais justa.
terça-feira, 17 de março de 2009
Refletindo sobre o quinto semestre....
A aprendizagem ocorre ao longo da nossa vida e é por isso que a cada semestre surgem novas aprendizagens e novos desafios que são necessários para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional que exige comprometimento e muita responsabilidade, pois a educação é a base de tudo. Tivemos a oportunidade de aprender sobre A Escola como repartição pública, sua organização e gestão. E que a Gestão Democrática que se dá através da participação de todos os segmentos na luta por uma escola igualitária para todos.Vivenciamos também o que é Aprendizagem por Projetos que nos proporcionou uma nova visão do aprender. Não posso esquecer do uso da tecnologia que a cada novo semestre proporciona algo novo para nós. O computador tornou-se companhia indispensável no nosso dia-a-dia.
As perspectivas para o próximo semestre são muitas. Espero aprender bastante para poder aplicar e aproveitar durante a minha trajetória como educadora.
Assinar:
Postagens (Atom)