Quinta semana
Nesta semana, assisti o vídeo com a entrevista da professora Tânia Fortuna na TV COM. Muito interessante, que aborda o Tema A importância do brincar e a História de alguns brinquedos. possuir estes brinquedos é maior do que o próprio brincar.
Assunto que gerou uma reflexão em mim, pois hoje em dia nossas crianças não se importam tanto com o brincar, mas o brinquedo é mais importante. Todas querem ter, pois as propagandas chamam atenção delas.
Trechos retirados da Revista Pátio n° 42 – O poder oculto do brincar (pág. 17 e 18)
Reportagem muito interessante e achei necessário compartilhar com alguém. Lendo o mesmo e com a entrevista da professora Tânia percebi o quanto é importante para o ser humano encontrar tempo para brincar, não importa a idade, pois quando brincamos adaptamos o mundo a nós e criamos novas experiências de aprendizagem.
...Nesta época de grande turbulência internacional e explosão de avanços tecnológicos, encontrar tempo para brincar parece um luxo inacessível. Entretanto, um novo estudo da Academia Americana de pediatria aponta o papel essencial de brincar do desenvolvimento mental, físico, social e emocional saudável de cada criança.
...Mesmo nos primeiros anos de vida não são mais vistos como época de brincar, pois a indústria comercializa uma ampla variedade de programas de computador, CDs e “brinquedos educativos” para bebês e crianças pequenas.
...Certa vez, perguntou-se a Freud o que ele achava necessário para que tivéssemos uma vida plena, feliz e produtiva. Vivendo em uma época puritana, quando brincar era visto como pecaminoso. Freud respondeu: amar e trabalhar. Creio que ele deveria ter acrescentado uma terceira atividade, ou seja, brincar. ...Brincar, amar e trabalhar são três forças inatas que propulsionam o pensamento e a ação do ser humano durante todo o ciclo de vida. ...Quando brincamos adaptamos o mundo a nós e criamos novas experiências de aprendizagem. É pelo amor que expressamos nossos desejos, sentimentos e emoções. O trabalho é o escape através do qual nos adaptamos às demandas dos mundos físico e social. Embora se pense que trabalhar e brincar são atividades antagônicas, na verdade, elas se complementam. Qualquer empreendimento é mais afetivo quando todas as três forças estão operando.
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