quarta-feira, 24 de março de 2010

Reflexão sobre as Aprendizagens


Refletindo sobre as aprendizagens durante o curso percebo que chegou a hora de colocar em prática todo essa bagagem construída ao longo do mesmo. Embora já tivesse mudado a minha prática pedagógica sei que enfrentarei um novo desafio.
Estou adptando uma estrutura pedagógica fazendo com que o aluno vá em busca do quer saber. Enfrentarei dificuldades, pois são de primeira série.


Voltando ao texto sobre Revisando os Projetos de Aprendizagem em Tempos de Web 2.0 de Iris Tempel e Beatriz Madalena encontrei :

É preciso salientar que os alunos, em especial os menores, têm inquietações que não vem facilmente à tona. Assim, é necessário sentar com eles com muita calma e procurar escutá-los, sem induzir e direcionar. É necessário solicitar que falem sobre aspectos que, para nós, podem parecer bastante óbvios. Quando agimos assim, muitas vezes, eles nos surpreendem com uma questão que, na verdade, encobre outra(s). Fazer florescer e tornar mais preciso o que eles sabem e buscam é um passo fundamental no processo de construção cognitiva.

Partindo daí vou adptando conforme os interesses da minha turma.


sábado, 20 de março de 2010

Estágio - Eixo VIII


Iniciei as atividades com os meus alunos em primeiro de março. Estou trabalhando com uma primeira série. São 17 alunos. Somente dois com seis anos. São bastante imaturos muito dependentes. No início trabalhei mais o lúdico. Jogos e brincadeiras. Temos um conteúdo a seguir, porém tenho que acompanhar o ritmo dos mesmos. Confesso que não sou a favor da alfabetização aos seis anos. Alguns até se alfabetizam, mas aquela fase do "aprender brincando" faz falta para o aluno. Mesmo sendo criativa e brincando nas atividades há por trás a obrigatoriedade da alfabetização. Tudo é novidade para eles, mas aos poucos vão se familiarizando com os colegas, professora e a escola. Posso dizer que ainda estão na fase de adaptação, pois alguns vieram de casa e não frequentaram a educação infantil. Entrei com o projeto "Páscoa" que para eles significa só chocolate. Dividi o quadro ao meio e perguntei o que sabiam sobre a Páscoa e do outro lado o que queriam saber mais sobre a Páscoa. Coelhinho todos conhecem. Somente um falou sobre Jesus, já fiquei mais feliz. Então um disse eu gostaria de saber se Jesus ainda vive. Eu disse: amanhã conversaremos mais sobre isso, mas pergunte em casa e traga esta resposta para os teus colegas.

No outro dia ele trouxe a resposta: Meu pai disse que ele morreu e viveu de novo, que cuida da gente e fica dentro do nosso coração. Agora vou seguir meu projeto tentando atingir meus objetivos e propondo novos desafios.
Estou adaptando minhas aulas de acordo com o que estou aprendendo no decorrer deste curso. Mesmo estando um pouco apreensiva com o estágio, sei que vou vencer, pois posso contar com a ajuda de colegas, professores e tutores.