quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Refletindo sobre o quinto semestre....


Postagem feita em 17/03/09

A aprendizagem ocorre ao longo da nossa vida e é por isso que a cada semestre surgem novas aprendizagens e novos desafios que são necessários para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional que exige comprometimento e muita responsabilidade, pois a educação é a base de tudo. Tivemos a oportunidade de aprender sobre A Escola como repartição pública, sua organização e gestão. E que a Gestão Democrática que se dá através da participação de todos os segmentos na luta por uma escola igualitária para todos.Vivenciamos também o que é Aprendizagem por Projetos que nos proporcionou uma nova visão do aprender. Não posso esquecer do uso da tecnologia que a cada novo semestre proporciona algo novo para nós. O computador tornou-se companhia indispensável no nosso dia-a-dia.
As perspectivas para o próximo semestre são muitas. Espero aprender bastante para poder aplicar e aproveitar durante a minha trajetória como educadora.

Com certeza a educação é a base de tudo, porém sem a participação de todos os segmentos tenho a certeza de que a mesma fica comprometida. A nossa luta diária
na escola é para que aconteça uma educação igualitária para todos. A visão que adquiri sobre a escola num todo durante o PEAD só veio para fortalecer e enriquecer ainda mais minhas aprendizagens. Hoje sinto-me realizada e penso em estudar ainda mais após o término desse curso.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ainda sobre PA...


Postagem feita em novembro de 2008

Ainda sobre PA....
A cada nova pesquisa uma nova surpresa. Quando o professor Crediné disse; calma, não vamos ter pressa de concluir, ele tinha razão, pois o importante são os caminhos para se chegar lá e sentir o gosto pelo desenvolvimento do trabalho. É um processo continuado.
Acredito que trabalhar com o currículo com PA pode ser viável, mas teríamos que adaptar de acordo com a série. Trabalhar muito a questão do grupo e dar oportunidade para o aluno escolher conforme seu interesse em aprender.

No estágio tive a oportunidade de trabalhar PA e como citei acima tive que adaptar, pois são crianças de primeiro ano não alfabetizadas. Necessitam muito da ajuda do professor porém mostram muito interesse em aprender coisas novas.
Várias vezes frequentamos o laboratório de informática para tornar nossas dúvidas em certezas. Sendo que a questão de investigação foi escolhida pelo grupo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pedagogia da Autonomia


Reflexão referente a postagem de 22 de maio de 2008


Freire afirma que quem castra a curiosidade do educando não forma, mas domestica. (Ped.da Autonomia,pg.63)

Estou desenvolvendo meu TCC sobre Projetos de Aprendizagem e vejo o quanto é importante o aluno ser o agente do seu aprendizado, pois:

Na proposta de Projetos de Aprendizagem, quem decide o que estudar e o que deve ser investigado são os estudantes, mediados pelos professores. Behrens (2005, p. 75) afirma que no trabalho com PA não existe receita nem prescrição a serem seguidas, apenas algumas premissas são necessárias, tais como: a questão de investigação deve partir dos alunos, assim como o levantamento das certezas e dúvidas; a tomada de decisão pode ser individual ou em grupo; as situações de trocas, reflexões individuais e coletivas, negociações e avaliações devem ser continuamente registradas. Ressalta se que o professor, ao optar por essa proposta de trabalho, instiga a responsabilidade do aluno pelo seu próprio aprendizado.