segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Criança e o Futebol



Durante esta semana aprendi muito com meus alunos. Fiquei impressionada com a curiosidade deles em relação à copa do mundo e também com o interesse em aprender sobre os países participantes. Os meninos são mais empolgados com o futebol. Entendem de “quase tudo” o que se passa num jogo. Apesar de terem somente seis anos e também da já participam dos jogos como se fossem adultos. Na turma tem uma menina que demonstra muito interesse pelo futebol. Fala dos jogadores, do técnico e também da África do Sul. Nota-se que em casa ela convive com uma família apaixonada pelo futebol. Em ritmo de copa e de futebol eles quiseram jogar na Educação Física. Deixei, pois queria incentivá-los e também porque meu projeto era a Copa do Mundo. Nas brincadeiras com bolas sempre preferem o futebol, mas é preciso convencê-los da importância de outros exercícios também antes de jogarem futebol. ´
Pois se sabe que a criança precisa aprender e conviver com o esporte, vivenciar diferentes situações, construir idéias e valores, descobrir sentimentos e incorporar transformações sociais, afetivas, intelectuais e motoras essenciais para a formação do caráter do indivíduo e para o seu futuro esportivo.
"O futebol tem me ensinado muitas coisas boas, provavelmente as melhores que aprendi em toda a minha vida. Agora, tanto tempo depois, resolvi escrever um livro que contasse o que sei ensinar e aprender. As lições, eu as dei para milhares e milhares de jovens. As histórias, eu as vivi na rua, nos estádios e campos de várzea. Gostaria de contribuir para que o futebol faça tão bem para as outras pessoas como fez para mim. Esta é a razão deste livro." FREIRE, João Batista. Pedagogia do Futebol. 2. ed. Campinas: Autores Associados (Coleção educação física e esportes), 2003.
Freire busca nas ruas a inspiração para seu trabalho. E não está preocupado em formar craques ou campeões, embora não os exclua como resultado final. Apenas quer aprofundar o caráter lúdico do jogar bola, mostrando que aprender e sentir prazer não se opõem, ao contrário. E quer dar ao futebol todo o sentido social que dele se pode extrair, ensinando a perder e a ganhar, a lidar com a vitória e com a frustração, habilidades que, quando assimiladas, só fazem o homem serem mais feliz e ajustado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aula Passeio


Lendo uma reportagem da "Revista FACEVV | Vila Velha | Número 3 | Jul./Dez. 2009" encontrei uma resposta para para a minha grande realização desta semana ao levar meus alunos no Centro Ambiental. Esse trecho diz tudo: Freinet foi um dos estudiosos que abordou a relação das crianças com a natureza. Para ele, o que está do lado de fora da sala de aula gera muito mais encantamento nas crianças do que o que está dentro, pois, nas salas, as crianças não encontravam motivação, permaneciam sentadas. Freinet então teve a ideia de levar as crianças para a rua, fazendo surgir a “aula passeio”, onde as crianças andavam pelas vias estreitas da vila onde moravam, podendo, dessa forma, admirar o trabalho do marceneiro ou do ferreiro, perceber as mudanças que ocorriam no clima, na paisagem, conforme mudassem as estações
do ano. “A força da natureza sensibilizava cada uma das crianças de acordo com sua personalidade, sua percepção de mundo e sua curiosidade” . Chamada por ele de "AULA PASSEIO". Quando voltavam desses passeios, havia uma aula rica, todos queriam compartilhar o que viram, aprender e compreender o que observaram. Atualmente seria inviável praticar as aulas passeio da mesma forma que Freinet fez. Entretanto é possível organizar visitas aos Parques da cidade, tanto os Urbanos quanto os Naturais, às praias (nas cidades litorâneas), às reservas, enfim, aos locais onde a criança possa ter contato amplo e direto com a natureza.

Nosso projeto de aprendizagem foi além das expectativas, pois lá o biólogo falou sobre as dúvidas que eles ainda tinham em relação as plantas. Primeiramente explicou o mal que as pilhas, os remédios e o óleo de cozinha fazem para o meio ambiente. As crianças ficaram admiradas e participavam ativamente. Após levou-nos até as plantas e pacienciosamente mostrou uma a uma falando de suas características. Eles perguntavam bastante e também respondiam as perguntas do professor. Conheceram ainda o minhocário, tiveram contato direto com as tartarugas e também com as ovelhas. A tarde passou muito rápida e os alunos não cansaram queriam ficar mais tempo lá. Confesso que estou realizada com o projeto desenvolvido. Consegui atingir os objetivos mas principalmente porque fomos atrás das respostas para a nossa questão de investigação. Esta "Aula Passeio" com certeza eles não irão esquecer, pois além de sairem de dentro da escola, foram para a zona rural e tiveram oa oportunidade de conhecer e aprender coisas novas.