sábado, 19 de dezembro de 2009

Portfólio


O portfólio é uma ferramenta pedagógica muito importante que permite ao aluno refletir suas aprendizagens. E auxilia na construção do conhecimento. Ele dá suporte para a avaliação feita pelo professor, que, desta forma, pode acompanhar a evolução do aluno, propiciando a este adquirir novas responsabilidades, capacidade de autocrítica e auto-avaliação. Permite ainda que o aluno perceba sua trajetória crescimento e desenvolvimento.

Sendo assim ao longo do curso, fiz várias postagens importantes onde procurei relacionar a teoria com a prática. Observando percebe-se claramente que houve um crescimento na qualidade das mesmas. Os comentários das tutoras e/ou professoras serviram para que eu pudesse refletir, me auto-avaliar e melhorar ainda mais.

.Os textos lidos e os trabalhos realizados facilitaram uma relação entre a teoria e a prática. As evidências e argumentos mostrados em ambas são reflexos das minhas aprendizagens.

Para o estágio que iniciaremos em março de 2010, espero poder postar aqui minhas conquistas e objetivos alcançados com o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem que vou desenvolver ao longo do mesmo.


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domingo, 13 de dezembro de 2009

Confecção do Poster - EJA - Análise



A realidade da educação de jovens e adultos no sistema educacional brasileiro ainda é um grande desafio, pois o adulto geralmente volta aos estudos pela necessidade de maior esclarecimento, por dificuldades profissionais, por não ter uma promoção por falta de estudo, porque não consegue ler o itinerário do ônibus, por não conseguir ajudar seu filho nos deveres de casa. Já o jovem que vai para a EJA é normalmente o que fora excluído da escola ou que se excluiu, por ter problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, repetências consecutivas, desinteressado,..., aí vemos inseridas as funções permanente ou qualificadora, equalizadora e reparadora.
Segundo Martha K. de Oliveira (p59), o aluno da EJA geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles provenientes de áreas rurais empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar. Afirmação que constatamos com as entrevistas feitas na saída de campo, pois apenas um aluno é Sapiranguense, os demais vieram em busca de emprego. Alguns começaram a trabalhar ainda crianças e não tiveram oportunidade de estudar.
Deparamos-nos com diversas realidades, às idades são diferenciadas e cada um tem uma história de vida diferente e almejam uma vida mais digna melhor e são cientes que para conseguir um emprego melhor ou até mesmo para poder se comunicar ou ler uma revista, bula de um remédio e ajudar seu filho nos deveres de casa é necessário estudar.
Falam da escola com entusiasmo, gostam da professora e das atividades desenvolvidas.
Sabemos que o professor precisa estar atento na sua maneira de ensinar e deve ter um olhar diferenciado para cada um, pois eles mesmos se sentem excluídos do sistema de ensino e se não forem motivados, e incentivados, a continuar e da importância de sua participação como ser ativo na sociedade acontecerá à evasão.
Ao se sentir excluído e com a baixa auto-estima conseqüentemente o aluno apresentará defasagem na aprendizagem. Independente da série e da idade de nossos alunos é preciso respeitar o universo dos mesmos e considerar o saber intelectual de cada um. Desta forma, para termos êxito em nossa meta, se faz necessário que sua experiência de vida, sua bagagem cultural seja reconhecida. Dedicação, atenção, paciência e um currículo adequado com olhares diferenciados para essa clientela são indispensáveis para tornar a aprendizagem significativa e a sua permanência na escola.
Trabalhar com jovens e adultos, requer como em qualquer outra série, de uma formação continuada por parte dos educadores que trarão para as salas de aula propostas diferentes e planejar aulas que tenham relação com a vida deles, mas antes é preciso conhecê-los. Trabalhar diferentes tipos de textos principalmente aqueles que já fazem parte de sua realidade como: receitas culinárias, bulas de remédios, artigos de jornais e/ou revistas sobre temas da atualidade. Estes sim podem despertar os gostos pela leitura e a escrita, pois quanto mais estiver próximo da realidade do aluno, mas significativo se tornará o conteúdo aumentando assim a possibilidade de melhorar o processo ensino e aprendizagem. O uso da informática pode ajudar e muito, pois além do visual o aluno pode utilizar também o som. Jogos e brincadeiras também poderão ser adaptados e trabalhados. Integrar essa clientela aos demais alunos da escola fará com que se sintam melhor acolhidos promovendo entre eles o sentimento de grupo, pois criando vínculos se sentem estimulados a participar das atividades.