quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Autonomia, Gestão, Organização e Funcionamento da Escola Pública


Reflexão


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96 prevê que os estabelecimentos de ensino – respeitadas as normas comuns e as de seus sistemas de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Esta contará com a participação dos profissionais da educação, que deverão ainda definir e cumprir plano de trabalho para concretizá-lo.
A perspectiva democrática se dá através da participação, isto é, quando todos os segmentos caminharem juntos na luta por uma escola igualitária para todos.
A construção da gestão democrática, o planejamento participativo é instituído como instrumento, ferramenta que possibilita a vivência da prática democrática, implicando já, em primeira instância, em compromisso, responsabilidade, autonomia e distribuição de poder.
A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que produzam mudanças e inovações na organização da escola. Mudanças estas para melhorá-la e aperfeiçoá-la.

“Participar significa que todos podem contribuir com igualdade de oportunidades, nos processos de formação discursiva da vontade”. Explicam: “participar consiste em ajudar a construir comunicativamente o consenso quanto a um plano de ação coletiva”. (GUTIERREZ E CATANI, in: FERREIRA, 2000, p.62).

Cada proposta e o projeto político pedagógico retratam a identidade da escola. A educação deve ser vista como um todo, e não deve haver distinção entre as maneiras de ensino e as aprendizagens devem ter como foco principal, o crescimento e o desenvolvimento do aluno.
O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque "possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando à efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica".(Saviani,Veiga,2001,pag13).
A construção do projeto envolve um conjunto de aprendizagens, reflexões, ações e relações, estas são somadas ao trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e da comunidade escolar. Todos esses esforços são necessários para estruturar o PPP da escola, Hernández (2001) ressalta ainda que esse esforço possibilita a organização ou reorganização do currículo escolar.
O Regimento Escolar é o documento, discutido e aprovado pelos seus participantes e que reúne as "Normas Regimentais Básicas" descrevendo as regras de funcionamento da instituição e para a convivência das pessoas que nela atuam. O Regimento Escolar, enquanto documento administrativo e normativo fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos na PROPOSTA PEDAGÓGICA da escola, na legislação geral do país e, especificamente, na legislação educacional. Por ter caráter de documento legal, sua vigência (ou modificação) só passam a valer, como muitas leis comuns, a partir do primeiro dia do ano seguinte à sua elaboração ou modificação.
A modificação do Regimento Escolar deve obedecer às mesmas normas que a modificação da legislação comum, não se podendo, simplesmente, suprimir ou anexar novo texto, sem observar expressamente o que foi substituído, suprimido ou acrescido.
A construção, manutenção e bom funcionamento das relações entre escola, família e comunidade requerem antes de qualquer coisa uma liderança escolar forte e democrática.
É o compartilhamento da gestão na escola, distribuída entre todos os segmentos envolvidos, que vai caracterizar uma gestão intensamente participativa, capaz de atender as necessidades dos alunos no processo ensino aprendizagem mais amplos: aquele que além de construir conhecimentos também prepara para a vida pessoal e profissional e para o exercício da ética e cidadania.
Saber envolver a família e a comunidade, respeitando suas opiniões, discutindo democraticamente suas idéias e aspirações e promovendo a realização de um trabalho integrado são requisitos indispensáveis ao exercício da liderança compartilhada e competente em gestão escolar.
A autonomia é uma conquista coletiva defendida por todos os segmentos envolvidos com a escola.
Torna-se autônoma a escola que, primeiro, situa e adapta seu projeto pedagógico à realidade local, incorporando e buscando compreender os valores culturais, as práticas sociais, os costumes e manifestações artísticas de sua comunidade, adquirindo uma identidade.
Em toda comunidade escola didático-administrativa, a meta precisa ser a autonomia, pois esta conquista significa o sucesso da escola e o conseqüente objetivo maior de sua existência: o sucesso do estudante e a formação integral do cidadão.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Relfexão sobre o Projeto de Aprendizagem



A nossa primeira aula presencial do quinto semestre da Interdisciplina do Seminário Integrador V fomos desafiadas a formular questões que gostaríamos de estudar ou se pesquisar partindo das Ciências Naturais. Selecionamos muitas, nos separamos por grupos onde havia o mesmo interesse pela questão de investigação já definida. Inicialmente pensei que era simplesmente fazer como estávamos acostumadas, ou seja, pesquisar e publicar em seguida o resultado.
A nossa questão foi essa: Como os rios podem se regenerar da poluição? Eis a questão: o grupo acostumado a se reunir e definir tudo logo ficou um pouco receoso, como iríamos seguir a diante? Foi então que orientadas pelo professor Crediné e a tutora Simone que começamos a dar seguimento ao nosso PA.
Havia uma certa resistência por parte do grupo em debater, discutir e refletir sobre as questões on line, mas foram vários encontros pelo MSN, por e-mails e pelo fórum e ainda dois presenciais até que definimos as questões quanto ás dúvidas temporárias e as certezas provisórias. O grupo trabalhou intensamente, cada um fez a sua parte e também a interação e a participação de ambos fizeram à diferença. Para que um trabalho em grupo dê certo é preciso acatar as idéias de ambos e respeitar cada um do seu jeito.
Hoje, já posso afirmar que o uso da tecnologia facilita muito o trabalho, mas deve haver a participação, o interesse a disponibilidade.
Quanto à questão escolhida pelo grupo, estamos tendo a oportunidade de aprender muito. A cada nova pesquisa uma nova surpresa. Quando o professor Crediné disse; calma, não vamos ter pressa de concluir, ele tinha razão, pois o importante são os caminhos para se chegar lá e sentir o gosto pelo desenvolvimento do trabalho. É um processo continuado. São tantas coisas interessantes a respeito da poluição dos rios que levaria tempo para descobrir...
Acredito que trabalhar com o currículo com PA pode ser viável, mas teríamos que adaptar de acordo com a série. Trabalhar muito a questão do grupo e dar oportunidade para o aluno escolher conforme seu interesse em aprender.

Projeto de Aprendizagem


Conscientização e Ação

Se continuarmos tratando a natureza de maneira irresponsável, o futuro nos reservará um mundo devastado e sem recursos. Podemos ter um bom futuro, em paz com a natureza, desde que encontremos o equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade de recuperação ambiental (auto-sustentação).
Não vale a pena quebrar para depois consertar, poluir para depois limpar.
O grande contraste social e econômico distancia o homem da condição de cidadão e do conhecimento ecológico. Um caminho importante é a educação: para a formação da consciência ecológica, para a vida em harmonia com a natureza e para a convivência solidária entre as pessoas.
Na prática podemos fazer muitas coisas, como economizar água tratada, utilizar menos detergente, jogar o lixo no lugar certo, plantar árvores, respeitar o ciclo da água, usar a água limpa com economia, gastar somente o necessário, denunciar as empresas que poluem, denunciar ocupações clandestinas que estejam despejando esgoto e lixo nos mananciais, cobrar dos governantes a criação e
cumprimento de leis que protejam a natureza etc.
Conscientizar a população para as questões ecológicas é importante para a conquista de um futuro com água potável e com saúde para toda a humanidade.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gestão Democrática


GESTÃO não é só questão administrativa onde as decisões ficam atreladas a uma minoria, mas devem ocorrer encontros entre todos os segmentos para que tenham a oportunidade de ajudar a decidir o que é melhor para a escola.Participar é fazer a diferença e temos que ter em mente que a efetivação da GESTÃO DEMOCRÁTICA só é válida quando todas as equipes caminham juntas numa construção coletiva de objetivos, estratégias e ações concretas que nortearão todo o processo educativo.O processo pode ser demorado, mas quando concretizado, família, escola e sociedade serão beneficiadas.

A Escola Tradicional, Nova e Atual



A escola hoje é uma das principais instituições sociais responsáveis por fazer a mediação entre o sujeito e a sociedade. Ao transmitir a cultura e também modelos sociais, permite que ao indivíduo humanize-se, socialize-se e eduque-se. Dessa maneira, vão construindo sua identidade, já que aos poucos vai se apropriando de valores transmitidos, compartilhados e cultivados pela escola.
No entanto, não foi sempre assim, todos os adultos ensinavam a partir da experiência pessoal, aprendia-se fazendo.
A partir da idade Média a educação tornou-se um produto da escola. Pessoas se especializavam na tarefa de transmitir o saber e espaços foram sendo criados para essa atividade. A escola era direcionada a elites, nobres e burgueses.
Com as revoluções do século XX, a educação se universalizou e passou a atender a todas as crianças da sociedade. Além de expandir a rede escolar, outro objetivo dos educadores era formar a consciência nacional e patriótica do cidadão.
De 1930 a 1937, com a industrialização e o fortalecimento do Estado-nação, a educação ganhou importância, e o governo começou a se preocupar em organizá-la
Neste sentido a escola, por muito tempo, foi um espaço onde o ensino era centrado no professor, pois acreditava-se que era o detentor do saber. O professor exercia ação repressora, autoritária e coerciva. O trabalho individualizado, a atenção, a concentração e a disciplina eram características desta escola tradicional.
O movimento da Escola Nova, no Brasil, nos anos 20 do século passado, veio questionar a educação da escola tradicional e inovar, propondo uma escola onde o aluno fosse ouvido e que este espaço fosse local de formação de um homem novo. Escolanovismo, era o termo referente ao movimento de mudança da educação tradicional o qual enfatizava o uso de métodos ativos de aprendizagem, de trabalhos em grupo,colocando a criança como o centro do processo de aprendizagem.
Piaget então consolida a teoria evolutiva da criança.
Já a Escola de Hoje,é o local de relacionar-se com o outro e com o conhecimento, onde o sujeito organiza e interpreta tudo o que acontece em relação ao mundo interno e externo. Neste sentido, as transformações vão acontecendo, exige do ser humano rapidez, flexibilidade, formação e desenvolvimento para acompanhá-la. Para isso, a educação também deve transformá-la.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Projeto de Aprendizagem



Favorece a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito. Penso que a prioridade não é o conteúdo em si e a principal proposta é aprender conteúdos por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo de construção. Mas como avaliar? O mais importante é observar as relações que o aluno consegue estabelecer através do uso da informática. Há a interação onde ficam registradas as trocas que podem ser mensagens, fóruns, textos, emails, debates, conversas... Tanto para o aluno como para o professor é possivel verificar e acompanhar cada passo do trabalho onde as descobertas, reflexões e o desenvolvimento deste é partilhado pelo grupo. Podemos observar tudo isso quando acessamos as páginas abertas pelos grupos.