domingo, 25 de novembro de 2007

Contação de Histórias - Aula presencial 22/11/07


Contação de Histórias - Aula presencial 22/11/07

A aula do dia 22/11 foi muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de assistir histórias contadas por nossas colegas. Cada grupo escolheu o que queria apresentar.
Foi surpreendente devido a criatividade cada um.
Foram histórias, falas, gestos e cenários diferentes. São novas aprendizagens, que adquirimos com pequenos detalhes, mas que somados aos nossos conhecimentos enriquece cada vez mais nossa aula e o trabalho com o aluno fica mais prazeroso.
O nosso grupo escolheu para apresentar Histórias de um Livro Aberto de J.L. Diego, da Editora Scipione. Iniciamos como poema Caixa Mágica de Surpresas: Um livro
É uma beleza,
É caixa mágica
Só de surpresa.

Um livro
Parece mudo,
Mas nele a gente
Descobre tudo.

Um livro
Tem asas longas e leves, que, de repente,
Levam a gente
Longe, longe.

Um livro
É parque de diversões, cheio de sonhos coloridos,
Cheios de doces sortidos,
Cheios de luzes e balões.

Um livro
É uma floresta
Com folhas e flores e bichos e cores.
É mesmo uma festa, um baú de feiticeiro,
Um navio pirata no mar,
Um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ensino On-line, Jogos Eletrônicos, RPG, Construíndo Novas Lógicas.

Nona Semana
O ensino on-line dá ao indivíduo oportunidade de interagir e participar do processo ensinar e aprender.
Os cursos há distância já ocorrem no Brasil desde 1939.
Ensino este que vem se intensificando cada vez mais. Posso citar como exemplo o nosso curso (PEAD), oferecido pela UFRGS. Nestes três semestres que já cursamos, a aprendizagem foi tão importante e bem diversificada. Agradeço sempre por essa oportunidade, pois a minha maior conquista foi a de dominar a tecnologia. Além disso, há certa autonomia por parte do aluno que pode escolher o horário que melhor lhe convem, adaptando assim a sua vida diária ao estudo.
Minha vida mudou bastante, mas para melhor, estou conseguindo conciliar e ainda adquirindo novos conhecimentos.
Os jogos eletrônicos se apresentam com diversas possibilidades e combinações que levam o jogador a desenvolver-se tanto e criar hipóteses e desenvolver a sua criatividade.
O jogo desenvolve o raciocínio lógico e faz com que o individuo aumente seu prazer pelo aprender. Torna esse processo cooperativo, interativo, facilitador na troca.
Os jogos de RPG são os que mais exploram o uso da criatividade e que requerem do grupo tomada de decisões e suas características são: a socialização, a cooperação, a criatividade, a interatividade e a interdisciplinaridade.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Artes Visuais e Educação Infantil

Com tantas leituras nesta interdisciplina, me interessei em pesquisar sobre as Artes Visuais na Educação Infantil e cheguei a conclusão que: As Artes Visuais na educação Infantil devem servir para dar a criança formas de expressar suas idéias e sentimentos. Além disso, também deve ajudá-la a se tornar mais crítica e criativa. Para trabalhar com artes devemos o]ferecer aos alunos diferentes materiais. Os desenhos prontos e somente para colorir devem ser evitados. Em fim, quanto mais recursos forem utilizados mais contribuirão para a criatividade e a expressividade da criança.
Na convivência diária com eles, o aprendizado é mútuo, pois estes pequenos nos surpreendem e, sendo assim, sinto que devo ir em busca de novas aprendizagens e técnicas para aplicar e os textos e livros disponibilizados servem de apoio para adquirir novas experiências.

O Ser Humano e a sua Dimensão Lúdica

Atualmente, o ser humano, seja qual for a idade vive sua dimensão lúdica através de experiências que adquire no dia-a-dia. Sabemos que o lúdico influencia no desenvolvimento do indivíduo e na vida de relação do ser humano em uma perspectiva mais ampla. Se o adulto tem o brincar em seu cotidiano, o contato e o vínculo com as crianças provavelmente serão mais próximos. Saberes que adquiri e ampliei meus conhecimentos através das leituras disponíveis para esta interdisciplina e também em livros retirados no pólo.

Segundo a revista Pátio nº 42 O Poder Oculto do Brincar, lemos: Brincar, amar e trabalhar são três forças inatas que proporcionam o pensamento e a ação do ser humano durante todo o ciclo de vida. Quando brincamos, adaptamos o mundo a nós e criamos novas experiências de aprendizagem. É pelo amor que expressamos nossos desejos, sentimentos e emoções. O trabalho é o escape através do qual nos adaptamos às demandas dos mundos físico e social. Embora se pense que trabalhar e brincar são atividades antagônicas, na verdade elas se complementam. Qualquer empreendimento é mais afetivo quando todas as três forças estão operando. Quando brincamos, trabalhamos pensamento, movimentos, gerando canais de comunicação, onde a linguagem cultural própria do ser humano o transforma, pois sabemos que o brincar é um aspecto fundamental para chegar ao próprio desenvolvimento
.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Artes Visuais e Bienal

Foi muito proveitosa a nossa visita na Bienal. Esta mostra que envolve vários países dá uma idéia do mundo fantástico da arte. São tantas coisas bonitas e que servem para uma reflexão, pois através da explicações do (da) guia, o quanto é importante observarmos com cuidado cada detalhe e tantar interpretar. Cada um de nós tem um olhar diferente de tamanha beleza. Isto tudo servirá para enriquecer o meu trablho em sala de aula. Cabe a nós, professores, dar oportunidade para o nosso aluno realizar os trabalhos, questioná-los somente quando for necessário e deixá-los expressar-se livremente.

Elementos Fundamentais da Música e Propriedades do Som

Oitava Semana

Na aula presencial do dia 08/11, aprendemos sobre os ElementosFundamentais da Música. São eles: rítmo, melodia, e harmonia. Também sobre as propriedades do som: inten sidade, altura e timbre. E ainda sobre os Compassos que são grupos de tempo nos quais são colocadas as notas. Podem ser: binário, dois tempos; ternário, três tempos e quaternário, quatro tempos.

Quando lemos sobre isso não temos noção de como é na prática, mas aprendemos com a professora, pois fizemos vários exercícios e podemos entender o que cada um deles significa na música. Assim, fica mais fácil trabalhar música na sala de aula. Concluí, também o quanto é importante cuidar e valorizar a nossa voz.


segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Por que as pessoas contam histórias?


Quando li o capítulo ENCANTOS PARA SEMPRE da obra Como e por que ler os clássicos universais desde cedo achei que deveria registrar Por que as pessoas contam histórias, pois aprendi muito lendo o mesmo e também servirá de apoio na minha trajetória como professora na hora de contar uma história. As pessoas contam histórias para poder entender melhor à vida, as coisas à sua volta. Entender sua trajetória neste mundo, entender e ver na própria existência alguma lógica.
As pessoas que contam histórias buscam lidar e mexer com elementos que vão se correspondendo de modo coerente e que aos poucos vão construindo um sentido próprio ao que querem dizer.
Usam formas de expressão e conteúdo que mantém uma coerência interna profunda.
As pessoas também contam histórias para tentar solucionar os problemas da vida, ou torná-los mais aceitáveis ou para fazer com que eles pareçam menores.
Sonhar com algo diferente, praticamente impossível que possa acontecer, mexe com sentimentos e pode dar esperança de dias melhores e de uma vida melhor.
Assim como a história nos deixa em contato com a realidade, também nos transporta para um mundo imaginário e fantástico, onde os desejos, os medos e as fantasias podem acontecer naturalmente.
Mesmo quando a história é modificada tem o objetivo de instigar o leitor a se posicionar ou refletir sobre os conflitos e problemas cotidianos.

Porque você ouve tanta porcaria?

Recorte do Fórum - Música na Escola
04/11/2007 21:11:08
MARIA BERNADETE KLEINKAUFF DEUNER
Olá colegas, tutores e professores:Acabei de ler o texto que é bastante interessante. o que a mídia, não faz? As gravadoras determinam o que se ouve... Lendo, pude refletir sobre a repetição das músicas tocadas várias vezes. O texto dia que esta música vai tocar até que o ouvinte acredite que realmente gosta, definindo assim quem vai vender mais e aparecer mais pelo menos por um período...Para a indústria a música é um produto e tem que vender...O que faz uma pessoa gostar ou não de uma música são as influências, em casa, na rua, e até na escola. Há letras de músicas tão banais que chegam a estragar nossos ouvidos quando realmente \"escutamos\" o que querem nos passar. E que para outros está tão dentro da realidade e do mundo deles que chegam a idolatrar. Talvez nem conseguirão interpretar já que estão tão acostumados a ouvir sempre as mesmas rádios e consequentemente as mesmas músicas...Existe uma infinidade de músicas harmoniosas , com letras que falam do amor, da paz.... mas no entanto, os meios de comunicação dão espaço à músicas que falam de violência, maus hábitos, etc. Isso tudo por interesse. Concluindo: não vamos nos deixar levar pela mídia. Não somos obrigados a aceitar. Fiquei surpresa com este texto e pude compreender Por que ouvimos tanta Porcaria. Com certeza vai interferir na hora em que eu for ouvir uma música e também ajudarei meus alunos a selecionarem melhor.

Ludicidade - Fórum dos Sonhos

Sétima Semana
Participei do Fórum dos Sonhos e quero deixar aqui registrado. A Escola dos meus Sonhos... Com tantas aprendizagens, tantas leituras, sinto que cada vez mais inovo meus conhecimentos. Quem sabe um dia conseguirei realizar meu sonho ou pelo menos parte dele.

04/11/2007 20:28:44
MARIA BERNADETE KLEINKAUFF DEUNER

OLÁ QUERIDAS COLEGAS, PROFESSORAS E TUTORAS. Concordo com a professora Tânia, pois este fórum está mesmo muito interessante. Vamos lá!! Leiam!!A ESCOLA DOS SONHOS!! Ao invés de chamarmos de instituição de ensino que muitas vezes é séria demais e até sufoca com tantas regras e autoritarismos, a escola poderia ser um lugar confortável, divertido e repleto de atrativos culturais para crianças, jovens e porque não, adultos.O ato de educar combina perfeitamente com outra ação: brincar, pois a brincadeira estimula a criatividade e a aprendizagem. A escola do meu sonho tem cores bonitas. O verde da esperança, o branco da paz, o colorido da vida e o azul infinito das viagens imaginárias que podemos fazer no universo na Literatura, do Teatro, da Música... Em fim, de tudo oque envolve a linguagem da Arte. Beijos da Maria Bernadete.

domingo, 4 de novembro de 2007

Cultura Visual

.

O exercício feito na temática 3 e 4 em Artes Visuais, me fez perceber que trabalhar na escola com a compreensão da cultura visual significa incluir manifestações visuais que fazem parte da vida de nossas crianças. Do cotidiano delas. Sendo assim ao aproximarmos elas da realidade, a aprendizagem será bem mais significativa e poderão compreender melhor tudo o que o cerca.
Elas podem estar contidas em jogos, ilustrações de revistas e livros, filmes, moda, quadrinhos, músicas, super-heróis, etc.